Antes de você começar a ler esse artigo, uma pergunta: você está realmente prestando atenção?

Provavelmente não, especialmente se você estiver lendo isso no escritório.

Pesquisas indicam que estamos tendo cada vez mais dificuldade em nos desligarmos de estímulos externos e internos. E a culpa é da tecnologia.

A professora Gloria Mark, do Departamento de Informática da University of California, em Irvine, nos Estados Unidos, disse que e-mail, mídias sociais, notificações e várias outras distrações digitais estão destruindo nossa capacidade de focar a atenção em tarefas individuais.

"Em 2004, monitoramos trabalhadores do setor de informação com cronômetros e medimos cada ação (que faziam)", disse Mark.

"Eles mudavam seu foco de atenção, em média, a cada três minutos. Em 2012, observamos que o tempo gasto na tela de um computador antes de que os trabalhadores transferissem seu foco para outra tela era 1 minuto e 15 segundos".

"No verão de 2014, a média foi 59,5 segundos", disse a especialista.

Fluxo

Acadêmicos e cientistas estão cada vez mais interessados nos efeitos da tecnologia sobre o ambiente de trabalho.

Há relativamente poucos estudos a respeito do impacto sobre o trabalho de sites como Twitter e Facebook ou de games como o Candy Crush - que buscam, deliberadamente, manter usuários em conexão constante.

Caminhadas no Escritório

O presidente de uma fábrica de esteiras para caminhar, a Lifespan Fitness, disse à BBC que há cada vez mais estudos demonstrando que caminhar no mesmo lugar pode trazer benefícios para a mente.

"Um estudo canadense recente revelou uma conexão entre mesas acoplacas a esteiras para caminhar e melhorias na memória e na concentração", disse Peter Schenk.

"Outro estudo investigou a relação entre mesas com esteira e detalhismo. E um estudo da University of Minnesota que acabou se tornando um importante ponto de referência demonstrou a conexão entre a mesa com esteira e aumentos na produtividade", ele acrescentou.

Leia o artigo completo na BBC Brasil