O Prouni (Programa Universidade para Todos) recebe a partir desta terça-feira (16) as inscrições para 116.004 bolsas em 856 instituições de ensino superior. As inscrições serão feitas exclusivamente pelo site do Prouni . O prazo termina às 23h59 (horário de Brasília) de 18 de junho.

Para fazer a inscrição no Prouni, o candidato precisa informar o número de inscrição e a senha do Enem 2014, um endereço de e-mail e cadastrar até duas opções de instituição e curso.

Faça sua inscrição agora

A primeira chamada será divulgada no dia 22 de junho e a segunda, no dia 6 de julho. Para participar da lista de espera do Prouni, o estudante deverá manifestar seu interesse pela internet, no endereço eletrônico http://siteprouni.mec.gov.br, no período de 17 a 20 de julho de 2015. A lista de espera será divulgada no dia 23 de julho.

Nesta edição, somente poderá se candidatar ao processo seletivo do Prouni o candidato que tiver feito o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) em 2014, obtido nota maior de 450 pontos e não tiver zerado a redação.

  • O candidanto também não pode ter concluído o ensino superior e deve atender a pelo menos uma das seguintes condições:
  • ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública;
  • ter feito ensino médio completo em instituição privada, na condição de bolsista integral;
  • ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada como bolsista integral;
  • comprovar deficiência;
  • ser professor da rede pública de ensino em exercício.

    O programa concede bolsas integrais apenas para candidatos com renda familiar bruta mensal per capita de até 1,5 salário-mínimo. Já as parciais são dadas no caso em que a renda familiar bruta mensal per capita não exceda o valor de 3 salários-mínimos.

De acordo com o MEC, serão oferecidas 68.971 bolsas integrais e 47.033 parciais. Os três Estados com maior número de bolsas são: São Paulo, com 30.519, Minas Gerais, 14.335, e Rio Grande do Sul, 8.088.