Estudantes que já concluíram ou estão concluindo o Ensino Fundamental neste ano podem concorrer a uma vaga em cursos técnicos integrados de nível médio, que o Instituto Federal de Goiás (IFG) está ofertando para 2017. Ao todo, são ofertadas 1.260 para cursos técnicos presenciais, distribuídas nos 14 câmpus da Instituição, localizados em Goiânia e no interior do Estado. As inscrições podem ser feitas até o dia 6 de novembro, somente pela internet, na página do Centro de Seleção do IFG. O Câmpus Anápolis oferta 90 vagas nos cursos de Edificações, Química e Comércio Exterior.

O maior número de vagas (210) é para o Câmpus Goiânia. Elas estão distribuídas igualmente entre sete cursos ofertados: Controle Ambiental, Edificações, Eletrônica, Eletrotécnica, Instrumento Musical, Mineração e Telecomunicações. Também localizado na capital, o Câmpus Goiânia Oeste disponibiliza 90 vagas, distribuídas entre os cursos de Análises Clínicas, Nutrição e Dietética e Vigilância em Saúde.

No interior do Estado, os câmpus Águas Lindas, Anápolis, Aparecida de Goiânia, Cidade de Goiás, Inhumas, Jataí, Luziânia e Uruaçu ofertam 90 vagas cada e os câmpus Formosa, Itumbiara, Senador Canedo e Valparaíso, 60 vagas cada.

Os cursos disponíveis no interior são: Agroecologia (Câmpus Cidade de Goiás), Agroindústria (câmpus Aparecida de Goiânia e Inhumas), Análises Clínicas (Câmpus Águas Lindas) Automação Industrial (câmpus Senador Canedo e Valparaíso), Biotecnologia (Câmpus Formosa), Comércio Exterior (Câmpus Anápolis), Edificações (câmpus Anápolis, Aparecida de Goiânia, Cidade de Goiás, Jataí, Luziânia e Uruaçu), Eletrotécnica (câmpus Itumbiara e Jataí), Informática (câmpus Inhumas e Uruaçu), Informática para Internet (Câmpus Luziânia), Manutenção e Suporte em Informática (Câmpus Jataí), Mecânica (câmpus Senador Canedo e Valparaíso), Meio Ambiente (Câmpus Águas Lindas), Produção de Áudio e Vídeo (Câmpus Cidade de Goiás), Química (câmpus Anápolis, Aparecida de Goiânia, Inhumas, Itumbiara, Luziânia e Uruaçu) e Saneamento (Câmpus Formosa). 

Reserva

A taxa de inscrição para o processo seletivo é de R$ 30, mas podem requerer isenção os estudantes que cursaram todo o ensino médio em escola pública. A isenção pode ser solicitada no período de 10 a 21 de outubro. No dia 27 de outubro, o IFG divulgará quem teve sua solicitação de isenção aprovada. Quem solicitar e não tiver seu pedido aceito, poderá pagar a taxa até 7 de novembro e participar da seleção.

No ato da inscrição, os candidatos devem fazer opção por concorrer pelo sistema universal (sem qualquer exigência) ou pelo sistema de reserva de vagas. O IFG destina 50% das vagas ofertadas aos alunos oriundos de escolas públicas. Dentro dessa cota, estão reservadas vagas para alunos de família de baixa renda e também para alunos que se identificarem como pretos, pardos ou indígenas.

A seleção dos candidatos será feita por meio de prova objetiva, composta de 50 questões referentes ao conteúdo do Ensino Fundamental. Os candidatos a uma das vagas do curso de Técnico em Instrumento Musical, ofertado no Câmpus Goiânia, farão, antes da prova objetiva, prova de aptidão, marcada para o dia 27 de novembro.

Dia 11 de novembro, o Centro de Seleção do IFG vai divulgar a lista das inscrições deferidas. Dia 14 de dezembro, serão divulgados os locais de prova, mas o candidato fará a prova na cidade sede do câmpus para o qual se inscreveu. Dia 18 de dezembro será realizada a seleção.

Confira o edital do processo seletivo para os cursos técnicos integrados ao ensino médio.
Confira o Quadro de vagas e cursos por câmpus.

Faça sua inscrição.

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria.