Físico paranaense (11/7/1924-). Descobridor do méson pesado, a quinta partícula elementar de matéria, que mantém unidos os prótons e nêutrons do núcleo do átomo e explica sua estabilidade. Seu nome completo é Cesare Mansueto Giulio Lattes.

Nasce em Curitiba e forma-se pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de São Paulo. Em 1947, nos Andes bolivianos, realiza experiências expondo chapas fotográficas à ação dos raios cósmicos e verifica a existência do méson pesado, também chamado méson pi.

No ano seguinte, na Universidade de Berkeley (EUA), obtém a produção artificial de méson pi. Em 1969, dirigindo uma equipe de físicos brasileiros e japoneses, determina a massa das bolas de fogo, fenômeno decorrente do choque de partículas subatômicas com energia muito alta.

Recebe, em 1978, da Organização dos Estados Americanos (OEA), o Prêmio Bernardo Houssay pela sua contribuição ao progresso da física na América Latina. Leciona na Universidade de São Paulo (USP) e na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Em janeiro de 1994 aposenta-se da Universidade de Campinas (Unicamp), onde ministrava um curso sobre a estrutura da matéria e das radiações.