Político norte-americano (8/5/1884-26/12/1972). De origem humilde, nasce em Lamar, no Missouri. Como a família vive uma precária situação financeira, não vai para a faculdade. Ganha a vida em inúmeros empregos, entre eles o de bancário e agricultor. Durante a I Guerra Mundial, combate na França. Em 1919 casa-se com a namorada de infância, Bess Wallace, com quem tem uma filha.

Abre uma loja de roupas em Kansas City, que vai à falência na depressão pós-guerra. Em 1922 é eleito um dos três juízes do condado de Jackson. Suas novas responsabilidades o levam a estudar leis no curso noturno da faculdade de direito de Kansas City.

Eleito senador em 1934 e em 1938, torna-se vice-presidente pelo Partido Democrata, na chapa liderada por Franklin Roosevelt, em 1944. Com a morte dele, assume a Presidência em abril do ano seguinte. Em agosto autoriza o lançamento de bombas atômicas sobre Hiroshima e Nagasaki, no Japão, o que põe fim à II Guerra Mundial.

Reelege-se em 1948 e, com o objetivo de deter o avanço soviético, aplica o Plano Marshall, idealizado pelo secretário de Estado George C. Marshall, para reconstruir a economia da Europa após a II Guerra Mundial - um investimento de 17 bilhões de dólares em quatro anos.

Em 1950 ordena a intervenção norte-americana em auxílio à Coréia do Sul, capitalista, invadida pela comunista Coréia do Norte (1950-1953). No fim do mandato, em 1953, retira-se da política. Morre em Kansas City.