Intelectual mineiro (1761-1804). Participa da Inconfidência Mineira, sendo julgado e condenado ao degredo perpétuo. Nascido em Vila Rica, atual Ouro Preto, desde cedo liga-se à maçonaria. Forma-se em filosofia pela Universidade de Coimbra e passa um ano e meio estudando química e mineralogia em Londres.

No final da década de 1780 começa a participar de reuniões de conspiração contra o sistema colonial português. É a primeira pessoa a ser convencida por Tiradentes da possibilidade de proclamar a independência da metrópole. Após a vitória da conspiração, ficaria encarregado de chefiar a fabricação de manufaturas no país independente.

Com a prisão dos inconfidentes, inicialmente nega sua participação na conjuração. Em seu segundo depoimento afirma que Tiradentes fora o idealizador do movimento separatista. Condenado à morte, tem a pena comutada em degredo, partindo para Angola em 1792. Lá fica amigo do governador, passando a explorar minas de ferro, e se torna dono das mais importantes fábricas de fundição da região.

Morre na Vila de Massangano, nos arredores de Luanda.