Perfil Profissional

O trabalho do profissional em engenharia mecânica é voltado para os motores, turbinas, transformação de energia, combustão e refrigeração de equipamentos. No desenvolvimento de máquina, sua manutenção, operação e gerenciamento dos processos mecânico-industriais. O curso de graduação em Engenharia Mecânica forma profissionais qualificados, especializados em solucionar os problemas decorrentes do uso das novas tecnologias do mundo globalizado. Projetar todos os equipamentos automotivos, além dos carros, trabalhar com cálculos de custos decidindo os meios de produção, ou seja, responsável pelo projeto de uma válvula de motor até a construção de um carro inteiro.

Mercado de Trabalho

As principais atividades desenvolvidas por um profissional de Engenharia Mecânica incluem projeto e especificação, fabricação, montagem industrial, manutenção de instalações, gerência e planejamento, pesquisa e desenvolvimento. De um modo geral, engenheiros mecânicos trabalham nas seguintes áreas:

  • Fabricação e Projeto Mecânico: conformação e confecção de peças; cálculos de resistência; especificação de materiais; integração de equipamentos em instalações industriais; análise estrutural; técnicas de manutenção e diagnóstico de falhas; comportamento mecânico; mecânica de precisão.
  • Energia, Fluidos e Calor: projeto, instalação e manutenção de motores a combustão, turbinas (gás e hidráulica); refrigeração e ar-condicionado; energia (análise de processos, fontes alternativas); sistemas de bombeamento e transporte dutoviário; engenharia de petróleo.
  • Gerenciamento: vendas técnicas, controle de custos, estoques, mão de obra; controle de qualidade; gerência da produção de bens e serviços; otimização do trabalho de máquinas e redução dos custos de produção.
  • Controle e Automação: realização de projetos e desenvolvimento de máquinas e sistemas de automação para indústria; seleção de instrumentos para monitorar processos de fabricação; automação de operações em geral; projeto assistido por computador.

O mercado de trabalho específico abrange todas as empresas que trabalham com os itens acima assinalados, em especial empresas ligadas aos seguintes ramos de atividades:

  • Indústria de petróleo e gás;
  • Indústria metal-mecânica;
  • Indústria automobilística;
  • Indústria naval;
  • Indústria aeronáutica;
  • Indústria siderúrgica;
  • Indústria de transformação;
  • Empreendimentos de consultoria e serviços.

O mercado de trabalho na área de serviços (comércio, bancos e financeiras) costuma absorver também um grande número de engenheiros mecânicos, devido à sua capacidade gerencial e formação lógica. A formação do engenheiro mecânico torna-o também muito qualificado para trabalhos em áreas interdisciplinares como Mecatrônica, Biomecânica, Engenharia de Processos, Transportes, dentre outras.

A tendência de retração do mercado de trabalho de engenheiros observada na última década está mudando devido à maior estabilidade da economia e consequente aumento de investimentos no país. Em algumas áreas específicas existe um aumento sensível da demanda de profissionais especializados. Dentre os exemplos clássicos observados recentemente, pode-se citar a procura de profissionais de engenharia mecânica por parte de montadoras automobilísticas, empresas ligadas à indústria aeronáutica e empresas ligadas ao setor de petróleo e gás.

Matérias

- Análise Textual
- Cálculo Vetorial e Geometria Analítica
- Introdução ao Cálculo Diferencial
- Metodologia Científica
- Química Geral
- Cálculo Diferencial e Integral
- Ciências do Ambiente
- Física Experimental
- Física Teórica
- Introdução à Engenharia Mecânica
- Lógica de Programação
- Desenho Técnico
- Mecânica Geral
- Probabilidade e Estatística Aplicada à Engenharia
- Fundamentos de Economia
- Linguagem de Programação
- Princípios da Ciência e Tecnologia dos Materiais
- Resistência dos Materiais