Dramaturgo grego (496 a.C.?-406 a.C.). Um dos mais importantes escritores gregos de tragédia, ao lado de Ésquilo e Eurípedes. Fil... Pressione TAB e depois F para ouvir o conteúdo principal desta tela. Para pular essa leitura pressione TAB e depois F. Para pausar a leitura pressione D (primeira tecla à esquerda do F), para continuar pressione G (primeira tecla à direita do F). Para ir ao menu principal pressione a tecla J e depois F. Pressione F para ouvir essa instrução novamente.
Título do artigo:

Sófocles

97

por:

Dramaturgo grego (496 a.C.?-406 a.C.). Um dos mais importantes escritores gregos de tragédia, ao lado de Ésquilo e Eurípedes. Filho de um rico mercador, nasce em Colona, perto de Atenas, na época do governo de Péricles e do apogeu da cultura helênica.

Sófocles Escreve cerca de 120 peças, das quais apenas sete sobrevivem até os dias de hoje. Trabalha também como ator, não se limitando à literatura. É ordenado sacerdote de Esculápio, o deus da medicina, e eleito duas vezes para a Junta de Generais, que administra os negócios civis e militares de Atenas. Dirige o departamento do Tesouro, que controla os fundos da Confederação de Delos.

Em suas tragédias mostra dois tipos de sofrimento: o que decorre do excesso de paixão e o que é consequência de um acontecimento acidental. Reduz a importância do coro no teatrogrego, relegando-o ao papel de observador do drama que se desenrola à sua frente. Entre suas peças mais conhecidas estão Édipo Rei, Antígona e Electra. Morre em Atena.