Poeta trágico e dramaturgo grego (525 a.C.-456 a.C.). Criador da tragédia grega. Nasce em Elêusis, filho de uma família de ... Pressione TAB e depois F para ouvir o conteúdo principal desta tela. Para pular essa leitura pressione TAB e depois F. Para pausar a leitura pressione D (primeira tecla à esquerda do F), para continuar pressione G (primeira tecla à direita do F). Para ir ao menu principal pressione a tecla J e depois F. Pressione F para ouvir essa instrução novamente.
Título do artigo:

Ésquilo

97

por:

Poeta trágico e dramaturgo grego (525 a.C.-456 a.C.). Criador da tragédia grega. Nasce em Elêusis, filho de uma família de nobres atenienses. Luta contra os persas nas batalhas de Maratona (490 a.C.) e Salamina (480 a.C.).

 Começa a carreira de escritor trágico em 499 a.C. Introduz o segundo ator na representação teatral, criando o diálogo dramático, e inova a encenação com a utilização de figurinos e cenários. Reinterpreta os mitos gregos em seus dramas e trata das paixões humanas do ponto de vista do juízo divino e da crença numa vontade dos deuses, que têm papel predominante na conduta dos homens.

ÉsquiloO lirismo das partes escritas para o coro é uma de suas características mais marcantes. Estima-se que tenha composto mais de 90 peças, das quais restam sete tragédias, encenadas entre 490 a.C. e 458 a.C. As Suplicantes, de 490 a.C., é uma das primeiras.

A ela se seguem Os Persas, Os Sete Contra Tebas, Prometeu Acorrentado e a trilogia Orestia, sua última obra e única trilogia conhecida, da qual fazem parte Agamenon, As Coéforas e Eumênides. Ganha 12 prêmios nos festivais de teatro de Atenas no decorrer da carreira e é reverenciado pelos atenienses depois da morte.