Poeta, crítico e dramaturgo norte-americano naturalizado inglês (26/9/1888-4/1/1965). Considerado um dos principais nomes da poesia moder... Pressione TAB e depois F para ouvir o conteúdo principal desta tela. Para pular essa leitura pressione TAB e depois F. Para pausar a leitura pressione D (primeira tecla à esquerda do F), para continuar pressione G (primeira tecla à direita do F). Para ir ao menu principal pressione a tecla J e depois F. Pressione F para ouvir essa instrução novamente.
Título do artigo:

T.S. Eliot

97

por:

Poeta, crítico e dramaturgo norte-americano naturalizado inglês (26/9/1888-4/1/1965). Considerado um dos principais nomes da poesia moderna de língua inglesa. Nascido em Saint Louis, Missouri, Thomas Stearns Eliot estuda nas universidades de Harvard (EUA), Oxford (Inglaterra) e Sorbonne (França).

Em 1915, desencantado com a vida cultural dos EUA, muda-se para Londres, onde trabalha no Lloyds Bank durante sete anos. Em 1917 publica A Canção de Amor de John Alfred Prufrock, de influência simbolista. Seus ensaios em The Sacred Wood (1920) iniciam uma revolução nos critérios da análise literária.

T.S. Eliot O reconhecimento internacional é alcançado com A Terra Devastada (1922), sua obra-prima. É uma longa descrição poética da Europa desolada do pós-guerra e uma síntese dos grandes momentos da civilização ocidental. Além dos simbolistas franceses, o escritor italiano Dante Alighieri influencia sua obra, que explora os mecanismos da consciência.

Em 1927 naturaliza-se inglês e converte-se ao anglicanismo. Recebe o Prêmio Nobel de Literatura em 1948. Escreve as peças Murder in the Cathedral (1935), The Family Reunion (1939) e The Elder Statestman (1958), entre outras.