Os candidatos que pretendem concorrer a uma vaga na USP já podem se inscrever no vestibular 2018, organizado pela Fuvest. O prazo se encerra às 23h5... Pressione TAB e depois F para ouvir o conteúdo principal desta tela. Para pular essa leitura pressione TAB e depois F. Para pausar a leitura pressione D (primeira tecla à esquerda do F), para continuar pressione G (primeira tecla à direita do F). Para ir ao menu principal pressione a tecla J e depois F. Pressione F para ouvir essa instrução novamente.
Título do artigo:

Estão abertas as inscrições para o vestibular Fuvest 2018

223

por:

Os candidatos que pretendem concorrer a uma vaga na USP já podem se inscrever no vestibular 2018, organizado pela Fuvest. O prazo se encerra às 23h59 do dia 11 de setembro. A inscrição deve ser realizada exclusivamente pelo site www.fuvest.com.br. Após o preenchimento das informações solicitadas, é gerado um boleto no valor da taxa de R$ 170. Esse boleto deve ser pago em bancos, ou pela internet, antes do encerramento do expediente bancário no dia 12 de setembro.

Faça aqui sua inscrição para Fuvest 2018

O resultado dos pedidos de redução e isenção da taxa de inscrição está disponível no site www.fuvest.br, na área Usuários. Para acessar o sistema, é necessário o número do CPF e a senha. Mesmo os que tiveram os pedidos aceitos, devem fazer a inscrição.

Estudantes que cursaram ou estejam cursando o ensino médio em escolas da rede pública do Brasil poderão ganhar acréscimo na nota da prova da 1ª fase, para efeito de progressão à 2ª fase do vestibular, e na nota final de classificação.

Para receber o bônus, o candidato deve optar durante a inscrição pelo Programa de Inclusão Social da USP (Inclusp), que prevê bônus de 12% para quem cursou ou esteja cursando o ensino médio integralmente em escola pública. Se o aluno estudou o ensino fundamental e médio na rede pública, o bônus é de 15%. Caso se autodeclare preto, pardo ou indígena, há mais 5% e outros 5% se tiver participado do Pasusp no vestibular 2017.

O Programa de Avaliação Seriada da USP (Pasusp) oferece bônus na nota para estudantes ainda matriculados no ensino médio público – treineiros – e que cursaram o ensino fundamental integralmente na rede pública.

Os candidatos com deficiência deverão informar na ficha da inscrição as necessidades para a realização da prova e se cadastrar no site www.fuvest.br, na área Usuários, caso não tenha realizado esse cadastro antes. O programa vai gerar uma ficha que deverá ser preenchida e encaminhada via postal até o dia 15 de setembro com a documentação necessária. Um comunicado será enviado ao candidato até 21 de novembro sobre as condições que serão oferecidas.

Na inscrição, o candidato deve indicar apenas uma carreira e os cursos desejados da carreira, em ordem decrescente de preferência. Assim, deve indicar, em primeiro lugar, o curso que mais deseja, até o máximo de 4 cursos. Se a carreira tiver um único curso, deve indicar somente esse curso. Há regras especiais para inscrição nas carreiras Artes Visuais, Música – São Paulo e Música – Ribeirão Preto, que devem ser consultadas no Manual do Candidato.

Quem estiver cursando o 1º ou o 2º ano do ensino médio, em 2017, também poderá participar da Fuvest como “treineiro” para avaliar seus conhecimentos. Há três opções de carreira: Treinamento Humanidades, Treinamento Biológicas e Treinamento Exatas.

Fuvest 2018

Fachada FuvestA prova do vestibular Fuvest 2018, selecionará alunos para 8.402 vagas disponibilizadas pela USP, sendo 3.416 na área de Humanidades, 3.026 em Ciências Exatas e 1.960 em Ciências Biológicas. A Universidade ainda disponibiliza outras 2.745 vagas para alunos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e participarem do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Ministério da Educação (MEC). O processo de ingresso por esse sistema é administrado pela Pró-Reitoria de Graduação da USP, mais informações aqui.

A Universidade de São Paulo é pública e gratuita, ou seja, não cobra mensalidade. São 182 cursos oferecidos em 42 unidades de ensino distribuídas em oito campi no Estado de São Paulo, nas cidades de Bauru, Lorena, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto, Santos, São Carlos e São Paulo.

Neste ano, a prova da primeira fase será aplicada em 32 cidades do Estado de São Paulo. Os locais serão divulgados no dia 17 de novembro.

A aplicação do exame da primeira fase será no dia 26 de novembro, às 13 horas, com duração de cinco horas. São 90 testes de múltipla escolha sobre biologia, física, geografia, história, inglês, matemática, português e química.

A lista de convocados para a segunda fase sairá no dia 18 de dezembro. Nessa etapa, os candidatos fazem três provas discursivas. Todas as provas terão quatro horas de duração:

  • 7 de janeiro de 2018 (domingo): 10 questões de português e uma redação.
  • 8 de janeiro de 2018 (segunda-feira): 16 questões de biologia, física, geografia, história, inglês, matemática e química.
  • 9 de janeiro de 2018: 12 questões com disciplinas de acordo com a área da carreira escolhida.

Haverá ainda provas específicas para os cursos de Artes Visuais, Artes Cênicas, Música – São Paulo e Música – Ribeirão Preto. A lista de aprovados na primeira chamada será divulgada no dia 2 de fevereiro de 2018. O calendário completo está disponível neste link.