Francisco Julião

Advogado e político pernambucano (16/2/1915-10/7/1999). Fundador das Ligas Camponesas em Pernambuco, é um dos mais importantes defensores da reforma agrária no Brasil, antes do Regime Militar de 1964. Nascido no Recife e formado em direito, dedica-se, desde o início da carreira, a defender camponeses expulsos de suas terras.

Eleito deputado estadual pelo Partido Socialista Brasileiro, participa, em 1956, da criação das Ligas Camponesas, pequenas organizações de plantadores e foreiros (trabalhadores diaristas) dos engenhos de açúcar da Zona da Mata, cujos objetivos são a distribuição de terras aos camponeses e a extensão das leis trabalhistas ao setor rural.

Sua luta se desenvolve em três frentes complementares: no próprio campo, contra o atraso e a desconfiança dos camponeses, produzindo vários boletins, como Guia do Camponês, ABC do Camponês e Cartilha do Camponês; na justiça, promovendo e contestando as ações judiciais que se multiplicam com o alastramento das ligas; e na Assembléia Legislativa, denunciando e protestando contra arbitrariedades, prisões e assassinatos impunes.

Francisco Julião Em 1957 visita a União Soviética, como integrante da Comissão Econômica Parlamentar brasileira. Três anos mais tarde faz parte da comitiva do presidente Jânio Quadros que vai para Cuba. Eleito deputado federal em 1962, é preso após o golpe de 1964, sendo libertado apenas no ano seguinte.

Exila-se no México. Também escreve ensaios literários, contos e novelas. Entre seus livros mais conhecidos estão Cachaça (1951), Irmão Juazeiro (1961), O Que São Ligas Camponesas (1962) e Cambão: La Cara Oculta de Brasil (1968). Morre de infarto, em Cuernavaca, no México.


Últimas Notícias

IBGE prevê cerca de 1,5 mil vagas em concurso ainda em 2014

IBGE prevê cerca de 1,5 mil vagas em concurso ainda em 2014

Quinta, 14/08/14
O IBGE espera autorização do governo federal para realizar um concurso público, ... mais »
UFPB divulga edital oferecendo 16 vagas para docentes em João Pessoa

UFPB divulga edital oferecendo 16 vagas para docentes em João Pessoa

Quinta, 14/08/14
Os candidatos que desejarem realizar sua inscrição devem procurar a secretaria d... mais »
Ministério do Planejamento autoriza concurso com mais de 100 vagas para o INPI

Ministério do Planejamento autoriza concurso com mais de 100 vagas para o INPI

Quinta, 14/08/14
As 140 vagas à serem preenchidas são para os cargos de Pesquisador em Propriedad... mais »

Publique seu artigo

Utilize o espaço que o Algo Sobre disponibiliza para você professor, jornalista ou estudante divulgar seu trabalho com publicações no site.

Enviar agora