Escritor peruano (28/3/1936-). Considerado um dos grandes romancistas contemporâneos. Jorge Mario Pedro Vargas Llosa nasce em Arequipa. Passa a ... Pressione TAB e depois F para ouvir o conteúdo principal desta tela. Para pular essa leitura pressione TAB e depois F. Para pausar a leitura pressione D (primeira tecla à esquerda do F), para continuar pressione G (primeira tecla à direita do F). Para ir ao menu principal pressione a tecla J e depois F. Pressione F para ouvir essa instrução novamente.
Título do artigo:

Mario Vargas Llosa

97

por:

Escritor peruano (28/3/1936-). Considerado um dos grandes romancistas contemporâneos. Jorge Mario Pedro Vargas Llosa nasce em Arequipa. Passa a infância em Cochabamba, na Bolívia, onde o avô vive como cônsul do Peru. Aos 14 anos, é matriculado no colégio militar Leoncio Prado, em Lima, no qual fica até os 17 anos.

Dois anos mais tarde, com 19, choca a família ao se casar sua tia Julia, 13 anos mais velha. O casamento dura pouco, mas rende o elogiado romance Tia Julia e o Escrevinhador (1978). O internato militar fornece-lhe a matéria-prima para o romance de estréia, A Cidade e os Cachorros (1963), em que discute a luta dos adolescentes para sobreviver à violência e à corrupção que impera no colégio militar.

Mario Vargas LlosaO livro é traduzido para doze línguas e confere-lhe reconhecimento internacional. É autor de A Casa Verde (1966), ambientado na selva peruana, Conversa na Catedral (1969), sobre o regime de Manuel Odria (1948-1956) e de A Guerra do Fim do Mundo (1981), inspirado na Guerra de Canudos (1896-1897), um dos episódios mais sangrentos da história brasileira.

Em 1990 disputa a Presidência de seu país por uma coligação conservadora e perde no segundo turno para Alberto Fujimori. Em 1994 publica o livro O Peixe na Água: Memórias, em que analisa momentos de sua vida, da infância à derrota nas eleições presidenciais.