Inicio seta Biografias seta Vinicius de Moraes

Vinicius de Moraes

Avaliação: 4.0 / 5 (2 votos)
Poeta, compositor e diplomata fluminense (19/10/1913-9/7/1980). Marcus Vinicius da Cruz de Mello Moraes é um dos mais importantes poetas do modernismo pós-1930 e um dos principais letristas da bossa nova. Nasce na cidade do Rio de Janeiro e forma-se em direito em 1933.

Vinicius de Moraes Nesse ano publica o primeiro livro, O Caminho Para a Distância. Lança em 1935 Forma e Exegese e, no ano seguinte, Ariana, a Mulher. Em 1938 vai estudar na Inglaterra e lança Novos Poemas. De volta ao Brasil, ingressa no Itamaraty em 1943. Assume o primeiro posto diplomático três anos depois, em Los Angeles (EUA).

Em 1953 compõe o primeiro samba, Quando Tu Passas por Mim. Monta a peça Orfeu da Conceição em 1956 e publica Livro de Sonetos em 1957. Um LP de Elizeth Cardoso, de composições suas em parceria com Tom Jobim, inicia a bossa nova. É de Vinicius a letra de Garota de Ipanema, a música brasileira mais conhecida no exterior.

No começo dos anos 60 lança Para Viver um Grande Amor. Faz letras para músicas de Carlos Lyra, Pixinguinha, Baden Powell, Edu Lobo, Francis Hime e Dorival Caymmi. Tem os direitos políticos cassados pelo governo militar. Até morrer, no Rio de Janeiro, faz shows no Brasil e no exterior com Toquinho, seu parceiro desde 1969.


 

Simulados

Simulado com resolução/questões comentadas Com questões comentadas.
Existe conteúdo no site relacionado a este simulado. Com conteúdo relacionado no site. Simulados gratuitos para Vestibular, Enem e Concurso. Para manter um histórico de seus simulados, identifique-se antes.

Publique seu Artigo

Gostaria de ter alguns dos seus artigos publicados aqui no Algo Sobre?

Envie agora


MM - MMXIII © Algo Sobre Vestibular, Enem e Concurso
Quem somos | Feed | Cadastre-se | Anunciar | Release | Termos do Uso
Você está sendo registrado com suas credenciais do Facebook.