1.7 ERROS DE ESCRITURAÇÃO E TÉCNICAS DE CORREÇÃO DE ERROS O processo técnico de correção de... Pressione TAB e depois F para ouvir o conteúdo principal desta tela. Para pular essa leitura pressione TAB e depois F. Para pausar a leitura pressione D (primeira tecla à esquerda do F), para continuar pressione G (primeira tecla à direita do F). Para ir ao menu principal pressione a tecla J e depois F. Pressione F para ouvir essa instrução novamente.
Título do artigo:

Escrituração Contábil: Erros e Técnicas de Correção

98

por:

1.7 ERROS DE ESCRITURAÇÃO E TÉCNICAS DE CORREÇÃO DE ERROS

O processo técnico de correção de erros de escrituração é denominado de retificação de lançamento. São formas de retificação:

– Estorno: consiste em efetuar um lançamento inverso àquele feito erroneamente, anulando-o totalmente ou parcialmente;– Transferência: é o lançamento que promove a regularização da conta indevidamente debitada ou creditada, através da transposição do valor para a conta adequada;
– Complementação: é utilizado para complementar um lançamento feito com valor a menor;
– Ressalva: consiste no lançamento de correção usando-se as expressões “digo, aliás, em
tempo, ou melhor, isto é, etc.”

1.7.1 Erro: – Valor lançado a maior/CORREÇÃO – lançamento inverso estornando a diferença.
1.7.2 Erro: – Valor lançado a menor/CORREÇÂO – lançamento complementar.
1.7.3 Erro: – Inversão de contas/CORREÇÃO – dois lançamentos; o 1º para cancelar o lançamento errado, e o 2º para efetuar o lançamento correto.
1.7.4 Erro: – Troca de contas/CORREÇÃO – Lançamento de acerto.
1.7.5 Erro: – Erro no histórico/CORREÇÃO – Quando o erro é descoberto a tempo, usa-se uma palavra apropriada para a ressalva.
1.7.6 Erro: – Omissão de Lançamento/CORREÇÃO – Fazer o lançamento, o mais rápido possível mencionando no histórico a data em que o fato ocorreu.
1.7.7 Erro: – Duplicidade de lançamento/CORREÇÃO - Estorno do último lançamento efetuado.


Fonte:
Professores André e Biu