Concursos
Informática
Redes de Computadores – Noções Básicas
Redes de Computadores – Noções Básicas |
|

Redes de computadores são estruturas físicas (equipamentos) e lógicas (programas, protocolos) que permitem que dois ou mais computadores possam compartilhar suas informações entre si.
Imagine um computador sozinho, sem estar conectado a nenhum outro computador: Esta máquina só terá acesso às suas informações (presentes em seu Disco Rígido) ou às informações que porventura venham a ele através de disquetes e Cds.
Quando um computador está conectado a uma rede de computadores, ele pode ter acesso às informações que chegam a ele e às informações presentes nos outros computadores ligados a ele na mesma rede, o que permite um número muito maior de informações possíveis para acesso através daquele computador.
As redes de computadores podem ser classificadas como:
Para conectar os computadores em uma rede, é necessário, além da estrutura física de conexão (como cabos, fios, antenas, linhas telefônicas, etc.), que cada computador possua o equipamento correto que o fará se conectar ao meio de transmissão.
O equipamento que os computadores precisam possuir para se conectarem a uma rede local (LAN) é a Placa de Rede, cujas velocidades padrão são 10Mbps e 100Mbps (Megabits por segundo).
Ainda nas redes locais, muitas vezes há a necessidade do uso de um equipamento chamado HUB (lê-se “Râbi”), que na verdade é um ponto de convergência dos cabos provenientes dos computadores e que permitem que estes possam estar conectados. O Hub não é um computador, é apenas uma pequena caixinha onde todos os cabos de rede, provenientes dos computadores, serão encaixados para que a conexão física aconteça.
Quando a rede é maior e não se restringe apenas a um prédio, ou seja, quando não se trata apenas de uma LAN, são usados outros equipamentos diferentes, como Switchs e Roteadores, que funcionam de forma semelhante a um HUB, ou seja, com a função de fazer convergir as conexões físicas, mas com algumas características técnicas (como velocidade e quantidade de conexões simultâneas) diferentes dos primos mais “fraquinhos” (HUBS).

| comentando sobre um outro assunto .. descobriram que por meio de uma janela do explorer através da calculadora podemos navergar pelas páginas da internet .. se ao menos esta estiver instalada .. gostei muito de saber disso .. achei q ajuda bastante no caso de seu computador não conseguir se conectar á internet ou as páginas do explorer estiverem bloqueadas. Obrigada! ;) | |
| Menos spam Mantenha as mensagens indesejadas fora da sua caixa de entrada. |
|
| 7 Gigas de espaço Você nunca mais vai precisar excluir outra mensagem. |
|
| Busca Simples Guarde as mensagens de que pode precisar e encontre-as rapidamente com a pesquisa do Google. |
Gostaria de ter alguns dos seus artigos publicados aqui no Algo Sobre?