Inicio seta Biografias seta Andrei Sakarov

Andrei Sakarov


Avaliação: 5/5 (0 Voto)
:
Físico nuclear russo (21/5/1921-14/12/1989). Ganha o Prêmio Nobel da Paz de 1975 pela luta contra a repressão aos dissidentes do regime soviético e em defesa dos direitos humanos. Andrei Dmitrievitch Sakharov nasce em Moscou, filho de um físico, e ainda criança revela aptidão para o estudo de ciências. Obtém o doutorado precocemente, com 26 anos.

Trabalha os 20 anos seguintes pesquisando a primeira bomba de hidrogênio soviética, mas se manifesta contra o uso do artefato mesmo em testes, em 1961. Pede a redução das armas nucleares e a coexistência pacífica entre países comunistas e capitalistas em um ensaio publicado em 1968 no Ocidente, Pensamentos sobre o Progresso, a Coexistência Pacífica e a Liberdade Intelectual.

Andrei Sakarov Na década de 70, amplia sua campanha de defesa dos direitos humanos dos dissidentes soviéticos, o que lhe vale o Nobel da Paz em 1975. A denúncia da invasão do Afeganistão pela União Soviética e seu clamor pelo boicote mundial às Olimpíadas de Moscou, em 1979, leva-o ao exílio, em Gorki, em janeiro de 1980. É reabilitado somente seis anos depois, no governo de Mikhail Gorbatchov. Em 1989, ano de sua morte, é eleito para o Congresso dos Deputados do Povo.
 

MM - MMXIII © Algo Sobre Vestibular, Enem e Concurso
Quem somos | Feed | Cadastre-se | Anunciar | Release | Termos do Uso
Você está sendo registrado com suas credenciais do Facebook.