Médico, sanitarista e cientista mineiro (9/7/1879-8/11/1934). Responsável por desvendar o processo de contágio e evoluç&at... Pressione TAB e depois F para ouvir o conteúdo principal desta tela. Para pular essa leitura pressione TAB e depois F. Para pausar a leitura pressione D (primeira tecla à esquerda do F), para continuar pressione G (primeira tecla à direita do F). Para ir ao menu principal pressione a tecla J e depois F. Pressione F para ouvir essa instrução novamente.
Título do artigo:

Carlos Chagas

97

por:

Médico, sanitarista e cientista mineiro (9/7/1879-8/11/1934). Responsável por desvendar o processo de contágio e evolução de duas das mais graves moléstias tropicais: a malária e a doença de Chagas. Carlos Ribeiro Justiniano das Chagas nasce em Oliveira, filho de um fazendeiro. Estuda medicina no Rio de Janeiro, terminando o curso em 1903.

Nesse mesmo ano ingressa no Instituto Bacteriológico Osvaldo Cruz, no Rio, que dirige a partir de 1917. Em 1905, enviado pelo médico Osvaldo Cruz a Santos, São Paulo, para deter uma epidemia de malária, descobre que a transmissão é feita por um mosquito. Com isso viabiliza o combate eficaz à doença.

Carlos Chagas Em 1907, ao chefiar a comissão de estudos e prevenção da malária em Minas Gerais, começa a pesquisar uma endemia de causa ignorada, mais tarde chamada de doença de Chagas.

Em 1909 identifica o agente causador da moléstia, um protozoário ao qual dá o nome de Trypanosoma cruzi, em homenagem a Osvaldo Cruz. Também encontra o inseto transmissor, o barbeiro. Suas investigações permitem o desenvolvimento de métodos para o tratamento e a erradicação dessas doenças, o que lhe traz reconhecimento internacional. Morre no Rio de Janeiro, com extensa obra publicada.