Poeta, ensaísta, crítico e tradutor paulista (19/8/1929-). Haroldo Eurico Browne de Campos exerce grande influência sobre a poesia... Pressione TAB e depois F para ouvir o conteúdo principal desta tela. Para pular essa leitura pressione TAB e depois F. Para pausar a leitura pressione D (primeira tecla à esquerda do F), para continuar pressione G (primeira tecla à direita do F). Para ir ao menu principal pressione a tecla J e depois F. Pressione F para ouvir essa instrução novamente.
Título do artigo:

Haroldo de Campos

97

por:

Poeta, ensaísta, crítico e tradutor paulista (19/8/1929-). Haroldo Eurico Browne de Campos exerce grande influência sobre a poesia brasileira a partir dos anos 50. Formado em direito, é um dos fundadores do concretismo na literatura brasileira na década de 50.

Os concretistas procuram criar uma poesia objetiva, ligada a outras formas de comunicação, como a música, a pintura, a arquitetura, as artes gráficas, os quadrinhos, os cartazes e o cinema.

Haroldo de Campos Em conjunto com o irmão Augusto de Campos e o poeta Décio Pignatari, propõe uma nova técnica de tradução que leve em conta os aspectos poéticos da linguagem. Com essa técnica, traduz grandes poetas, como Dante Alighieri, Ezra Pound, Mallarmé e os russos contemporâneos.

Em 1993 traduz o Livro do Eclesiastes, do Antigo Testamento, com o título de Qohét (aquele que sabe). Suas poesias estão reunidas nos livros Xadrez de Estrelas (1976), Signantia: Quasi Coelum (1979), Galáxias (1984) e A Educação dos Cinco Sentidos (1985), entre outros.