Inicio seta Biografias seta Nelson Mandela

Nelson Mandela

Avaliação: 4.3 / 5 (37 votos)

Ativista e político sul-africano (18/7/1918-05/12/2013). Nascido em Umtata, filho de família nobre, funda em 1944 a Liga da Juventude do Congresso Nacional Africano (CNA), grupo de direitos civis que luta contra o regime autoritário branco da África do Sul.

Em 1952 lidera a campanha de desobediência civil às leis racistas do apartheid, o regime oficial de segregação racial. Em 1956 é preso por cinco anos, sem processo. Em 1960, uma manifestação de 20 mil negros é reprimida pelo Exército, que mata 67 pessoas e fere 186.

O confronto fica conhecido como massacre de Sharpeville. O CNA é declarado ilegal e responde à decisão abandonando a política de não-violência. Mandela, que organiza a facção armada Lança da Nação, é preso em 1962 e condenado a cinco anos de cadeia, pena ampliada para prisão perpétua em 1964.

Libertado em 1990, assume a liderança do CNA, recém-reconduzido à legalidade pelo presidente Frederick de Klerk. Com ele, Mandela negocia uma nova Constituição, em que se elimina o apartheid. Divide o Prêmio Nobel da Paz de 1993 com de Klerk.

Nelson MandelaEleito no ano seguinte o primeiro presidente negro do país, consegue controlar a inflação e o déficit público, mas enfrenta altos índices de desemprego e de criminalidade. Ainda assim, faz seu sucessor, o ex-vice Thabo Mbeki, nas eleições de 1999.

Em 1998 casa-se com Graça Machel, viúva do ex-presidente moçambicano Samora Machel, após se divorciar de sua segunda mulher, Winnie Mandela.

Em 2003 deu apoio à campanha de arrecadação de fundos contra a AIDS chamada 46664 - seu número de matrícula na prisão.

Em novembro de 2006 foi premiado pela Anistia Internacional com o prêmio Embaixador de Consciência em reconhecimento à liderança na luta pela proteção e promoção dos direitos humanos.

Em junho de 2008 foi realizado um grande show em Londres em homenagem aos seus 90 anos, onde participaram vários cantores mundialmente conhecidos.

Em fevereiro de 2012 o Banco Central da África do Sul anunciou, numa coletiva de imprensa capitaneada pelo presidente do país Jacob Zuma, e a diretora do Banco Gill Marcus, que a efígie de Mandela irá ilustrar todas as cédulas de Rand.

Batalha pela vida

Em 2011, estava em férias na Cidade do Cabo quando foi internado, segundo nota do CNA, para "exames de rotina". Tivera uma infecção respiratória aguda e ficou internado cerca de 48 horas de onde saiu para continuar o tratamento em casa. Sua internação causara grande comoção, forçando o presidente Jacob Zuma, que se encontrava na Suíça, a pronunciar-se pedindo calma à população.

Em fevereiro de 2012 nova internação, desta vez por sentir fortes dores abdominais. Mandela voltou a residir em Qunu, sua terra natal, em julho de 2011, e teve de ser levado a Joanesburgo para exames.

Em 8 de junho de 2013, foi internado em estado grave em devido à uma infecção pulmonar.

Em detrimento aos últimos anos e principalmente por causa da infecção pulmonar – resquício de uma tuberculose contraída na prisão. Mandela esteve internado em um hospital de Pretória por quase três meses, entre junho e setembro de 2013, respirando com a ajuda de aparelhos. E após anos de luta contra doenças decorrentes do período em que permaneceu preso por sua luta contra o Apartheid, Mandela deixa o mundo aos 95 anos; "Nosso povo perdeu um pai", disse Jacob Zuma, atual presidente da África do Sul.

Frases de Nelson Mandela

"Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender, e se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar."

"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo."

"Aprendi que a coragem não é a ausência do medo, mas o triunfo sobre ele. O homem corajoso não é aquele que não sente medo, mas o que conquista esse medo."

"O bravo não é quem não sente medo, mas quem vence esse medo."

"Se você falar com um homem numa linguagem que ele compreende, isso entra na cabeça dele. Se você falar com ele em sua própria liguagem, você atinge seu coração."

"Não há nada como regressar a um lugar que está igual para descobrir o quanto a gente mudou."

"Não poderás encontrar nenhuma paixão se te conformas com uma vida que é inferior àquela que és capaz de viver."

"Sonho com o dia em que todos levantar-se-ão e compreenderão que foram feitos para viverem como irmãos."

"Devemos promover a coragem onde há medo , promover o acordo onde existe conflito, e inspirar esperança onde há desespero."

"Uma boa cabeça e um bom coração formam sempre uma combinação formidável."

"Uma boa cabeça, um bom coração, formam uma formidável combinação!"

"Sonho com o dia em que todos levantar-se-ão e compreenderão que foram feitos para viverem como irmãos."

"Você não é amado porque você é bom, você é bom porque é amado."

"Ainda há gente que não sabe, quando se levanta, de onde virá a próxima refeição e há crianças com fome que choram."

"Não se esqueça de que os santos são pecadores que continuam tentando."

"Perdoem. Mas não esqueçam!"


 

MM - MMXIII © Algo Sobre Vestibular, Enem e Concurso
Quem somos | Feed | Cadastre-se | Anunciar | Release | Termos do Uso
Você está sendo registrado com suas credenciais do Facebook.