Militar, oceanógrafo e explorador francês (11/6/1910-25/6/1997). Nasce em Saint-André-de-Cubzac. Entra para a Marinha francesa e c... Pressione TAB e depois F para ouvir o conteúdo principal desta tela. Para pular essa leitura pressione TAB e depois F. Para pausar a leitura pressione D (primeira tecla à esquerda do F), para continuar pressione G (primeira tecla à direita do F). Para ir ao menu principal pressione a tecla J e depois F. Pressione F para ouvir essa instrução novamente.
Título do artigo:

Jacques Cousteau

97

por:

Militar, oceanógrafo e explorador francês (11/6/1910-25/6/1997). Nasce em Saint-André-de-Cubzac. Entra para a Marinha francesa e chega ao posto de capitão-de-corveta, em que recebe treinamento de piloto. Desenvolve veículos subaquáticos e, juntamente com o engenheiro Émile Cagnan, inventa o aqualung, cilindro portátil de ar comprimido para usar debaixo d'água.

Cria também a câmera de TV submarina e o escafandro autônomo. Seus estudos são fundamentais para a exploração de petróleo no mar do Norte e para a pesquisa dos hábitos de muitas espécies de animais. Com a câmera que inventou, registra em inúmeros filmes, como a série O Mundo Submarino de Jacques Cousteau, suas viagens a bordo do barco Calypso, do qual se torna comandante em 1950.

Jacques Cousteau Faz vários documentários de longa-metragem, entre eles O Mundo do Silêncio (1955), co-dirigido pelo cineasta Louis Malle. O filme ganha o prêmio Oscar da Academia de Hollywood e a Palma de Ouro do Festival de Cinema de Cannes.

Outro documentário seu, O Mundo sem Sol (1964), também é premiado com o Oscar. Em suas pesquisas pelo mundo, que incluem viagens ao Brasil, demonstra extrema preocupação com a manutenção do equilíbrio da ecologia e com a preservação das espécie.