Inicio seta Biografias seta Jorge de Lima

Jorge de Lima

Avaliação: 5.0 / 5 (1 voto)
Poeta, romancista e médico alagoano (23/4/1895-15/11/1953). Inicialmente influenciado pelo parnasianismo, adere ao modernismo e publica Invenção de Orfeu, uma das obras mais originais da poesia brasileira. Jorge Mateus de Lima nasce em União dos Palmares.

Aos 14 anos escreve o poema O Acendedor de Lampiões, que lhe dá fama. Começa a estudar medicina em Salvador e em 1911 transfere-se para o Rio de Janeiro, onde conclui o curso, em 1914. De volta a Alagoas, leciona história natural e literatura na Escola Normal.

Jorge de LimaEm 1926 elege-se deputado estadual. Muda-se depois para o Rio de Janeiro e é eleito vereador. Em 1914 publica XIV Versos Alexandrinos, seu primeiro livro. O Mundo do Menino Impossível (1925) marca sua adesão ao modernismo. Dois de seus livros mais populares são Novos Poemas (1929) e Poemas Negros (1947). Convertido ao catolicismo escreve Anchieta (biografia, 1934) e Tempo de Eternidade (poesia, em parceria com Murilo Mendes, 1935).

Entre seus romances estão Calunga (1935) e Guerra Dentro do Beco (1950). No fim da vida dedica-se à clínica médica e à poesia. Invenção de Orfeu é editado em 1952, um ano antes da morte do poeta, ocorrida no Rio de Janeiro.


 

Simulados

Simulado com resolução/questões comentadas Com questões comentadas.
Existe conteúdo no site relacionado a este simulado. Com conteúdo relacionado no site. Simulados gratuitos para Vestibular, Enem e Concurso. Para manter um histórico de seus simulados, identifique-se antes.

Publique seu Artigo

Gostaria de ter alguns dos seus artigos publicados aqui no Algo Sobre?

Envie agora


MM - MMXIII © Algo Sobre Vestibular, Enem e Concurso
Quem somos | Feed | Cadastre-se | Anunciar | Release | Termos do Uso
Você está sendo registrado com suas credenciais do Facebook.