Cineasta alemão (14/8/1945-). Nasce em Dusseldorf. Abandona os estudos de medicina e filosofia para se dedicar a cursos de cinema. Em 1967 vai ... Pressione TAB e depois F para ouvir o conteúdo principal desta tela. Para pular essa leitura pressione TAB e depois F. Para pausar a leitura pressione D (primeira tecla à esquerda do F), para continuar pressione G (primeira tecla à direita do F). Para ir ao menu principal pressione a tecla J e depois F. Pressione F para ouvir essa instrução novamente.
Título do artigo:

Wim Wenders

97

por:

Cineasta alemão (14/8/1945-). Nasce em Dusseldorf. Abandona os estudos de medicina e filosofia para se dedicar a cursos de cinema. Em 1967 vai para Paris, onde faz seu primeiro curta, Schauplatze. Entre 1968 e 1972 trabalha como crítico da revista Filmkritik e do jornal Die Sueddeutsche Zeitung.

Em 1971 forma a organização Filmverlag der Autoren, que permite a jovens diretores a produção e direção de seus filmes. No mesmo ano dirige O Medo do Goleiro diante do Pênalti. Influenciado pela cultura norte-americana do pós-guerra, especialmente pelo cinema noir, aborda em seu trabalho o sentimento de isolamento e alienação, evidentes em Alice nas Cidades (1974), em O Estado das Coisas (1982) e sobretudo em Paris, Texas (1984), ganhador da Palma de Ouro no Festival de Cannes.

Wim Wenders Em 1987 filma seu maior êxito de público:Asas do Desejo, abordagem poética de uma Berlim vista pelo olhar de anjos. Em 1992, quando preside a Academia Cinematográfica Europeia, sugere que a violência seja banida das salas de exibição, mas a ideia não faz sucesso. Mesmo assim, cinco anos depois, filma O Fim da Violência, feito sob encomenda para os estúdios Disney.

Na década de 90, já sem tanto reconhecimento da crítica, lança Até o Fim do Mundo (1991), O Céu de Lisboa (1995), Além das Nuvens (1995), em parceria com Michelangelo Antonioni, eBuena Vista Social Club (1999), documentário sobre a música cubana.