Células

Algo Sobre

por:

sobre: Biologia

Célula é unidade mínima de um organismo, capaz de atuar de maneira autônoma. Alguns organismos microscópicos, como bactérias e protozoários, são células únicas, enquanto os animais e plantas são formados por muitos milhões de células organizadas em tecidos e órgãos.

Características gerais das células

Pode-se classificá-las em células procarióticas e eucarióticas. As primeiras, que incluem bactérias e algas verde-azuladas, são células pequenas, de 1 a 5 µm de diâmetro, e de estrutura simples. O material genético (ADN) não está rodeado por nenhuma membrana que o separe do resto da célula. As células eucarióticas, que formam os demais organismos vivos, são muito maiores (medem entre 10 a 50 µm de comprimento) e têm o material genético envolto por uma membrana que forma um órgão esférico importante chamado de núcleo. Apesar das muitas diferenças de aspecto e função, todas as células estão envolvidas numa membrana — chamada membrana plasmática — que encerra uma substância rica em água, chamada citoplasma. Quase todas as células bacterianas e vegetais estão também encapsuladas numa parede celular grossa e sólida, composta de polissacarídeos, externa à membrana plasmática. Todas as células contêm informação hereditária codificada em moléculas de ácido desoxirribonucléico (ADN); esta informação dirige a atividade da célula e assegura a reprodução e a transmissão dos caracteres à descendência.

Núcleo: é o órgão mais importante em quase todas as células animais e vegetais; é esférico, mede cerca de 5 µm de diâmetro, e está rodeado por uma membrana dupla. A interação com o citoplasma acontece através de orifícios chamados de poros nucleares. Dentro do núcleo, as moléculas de ADN e proteínas estão organizadas em cromossomos, que costumam aparecer dispostos em pares idênticos. O núcleo controla a síntese de proteínas no citoplasma. O ARN mensageiro (ARNm) é sintetizado de acordo com as instruções contidas no ADN e deixa o núcleo através dos poros. Já no citoplasma, o ARNm une-se a corpos pequenos chamados ribossomas e codifica a estrutura primária de uma proteína específica.

Citoplasma: compreende todo o volume da célula, com exceção do núcleo. Engloba numerosas estruturas especializadas e organelas.

Citoesqueleto: é uma rede de filamentos proteicos do citosol que se encarrega de manter a estrutura e a forma da célula. Também é responsável por muitos dos movimentos celulares.

Mitocôndrias: uma das organelas mais importantes do citoplasma e é encontrada em quase todas as células eucarióticas. São as organelas produtoras de energia. Os cloroplastos são organelas ainda maiores, encontradas nas células de plantas e algas.

Outras organelas:A maior parte dos componentes da membrana celular forma-se numa rede tridimensional irregular de espaços, rodeada, por sua vez, por uma membrana e chamada de retículo endoplasmático (RE), no qual formam-se também os materiais expulsos pela célula. O aparelho de Golgi é formado por pilhas de sacos planos envoltos em membranas. Este aparelho recebe as moléculas formadas no retículo endoplasmático, transforma-as e dirige-as para diferentes lugares da célula. Os lisossomas são pequenas organelas que contêm reservas de enzimas necessárias à digestão celular de várias moléculas indesejáveis. As membranas formam muitas outras vesículas pequenas, encarregadas de transportar materiais entre organelas.

As estruturas das células

As células são formadas basicamente por membrana celular , citoplasma e núcleo. Para melhor compreensão, a descrição das estruturas celulares será feita com base em uma célula eucariótica.

  • A membrana celular ou plasmática envolve toda a célula; ela não é contínua e apresenta poros por meio dos quais a célula realiza o intercâmbio de substâncias com o exterior.
    Tanto nas células animais como nas vegetais, a membrana celular permanece em constante atividade. Nas células vegetais, além da membrana plasmática existe uma parede de celulose unida estreitamente à membrana plasmática, que tem por finalidade conferir maior sustentação e proteção á célula vegetal.
  • O citoplasma é a porção da célula localizada entre o núcleo e a membrana celular. O citoplasma contém uma parte fluida denominada citosol, em que há várias estruturas mergulhadas, denominadas organóides.
    O citosol é constituído por água, proteínas, sais e açucares e tem aspecto gelatinoso, viscoso.
    Os organóides são estruturas com diferentes funções que são indispensáveis para a vida da célula.
  • O núcleo é a estrutura celular que comanda a maioria das atividades da célula, utilizando as instruções fornecidas pelos genes.

A célula animal com os organóides

Os ribossomos são as estruturas nas quais são fabricadas as proteínas das células. Eles produzem diferentes tipos de proteína, de acordo com as informações que recebem do núcleo. Encontram-se livres ou no retículo endoplasmático.

Os lisossomos são pequenas bolsas com sucos digestivos (enzimas) que se desprendem do complexo golgiense. Os lisossomos realizam a digestão de diversas substâncias.
Os centríolos são as estruturas responsáveis pelo processo de divisão celular.

O complexo golgiense ou aparelho de Golgi é o organóide onde são transformadas e armazenadas as proteínas e outras substâncias. É um sistema de vesículas (pequenas bolsas) empilhadas que tem como função também a síntese de açúcares importantes, como a pectina, que entra na constituição da parede de celulose dos vegetais.

O retículo endoplasmático é uma rede de bolsas ou tubos membranosos, em que há transporte de substâncias pelo citoplasma e também produção de várias substâncias, como o colesterol e a lecitina. As mitocôndrias são estruturas que utilizam açúcares e gás oxigênio para produzir energia em um processo denominado respiração celular.

Os peroxissomos são estruturas que degradam compostos tóxicos.

Os vacúolos digestivo são estruturas onde ocorrem a digestão intracelular.

Celula

O núcleo e a informação hereditária

O núcleo armazena milhares de instruções para a síntese de proteínas celulares; essas proteínas comandam praticamente todas as atividades da célula. O núcleo é formado por membrana, carioplasma, nucléolo e cromossomos.

  • A membrana nuclear separa o citoplasma do conteúdo do núcleo e permite o intercâmbio de substâncias entre essas regiões celulares.
  • O carioplasma ou suco nuclear contém proteínas e enzimas necessárias para que o núcleo efetue suas funções.
  • O nucléolo é um corpo esférico sem membrana, constituído por proteínas e pequenos fragmentos de RNA ( ácido ribonucléico). O núcleo participa na divisão celular e na formação de estruturas como cílios e flagelos.
  • Os cromossomos são as estruturas que guardam a informação genética dos organismos.

Cromossomos

Os cromossomos

Os cromossomos são constituídos de ácido desoxirribonucléico ( DNA ) e proteínas. A principal função dos cromossomos é guardar a informação hereditária, ou seja, as características passadas de geração a geração. Essas informações estão contidas no DNA. A informação hereditária é uma instrução específica em forma de código para a síntese de proteínas. Segmentos de DNA que têm essas instruções são denominados genes.

Segmentos de DNA

Divisão celular

Célula

Todas as células de qualquer planta ou animal surgiram a partir de uma única célula inicial — o óvulo fecundado — por um processo de divisão. O óvulo fecundado divide-se e forma duas células-filhas idênticas, cada uma das quais contém um jogo de cromossomos igual ao da célula parental. Depois, cada uma das células-filhas volta a se dividir, e assim continua o processo. Nesta divisão, chamada de mitose, duplica-se o número de cromossomos (ou seja, o ADN) e cada um dos jogos duplicados constituirá a dotação cromossômica de cada uma das duas células-filhas em formação. Na formação dos gametas, acontece uma divisão celular especial das células germinais, chamada de meiose, na qual se reduz à metade sua dotação cromossômica; só se transmite a cada célula nova um cromossomo de cada um dos pares da célula original.


Últimas Notícias

Inscrições para o Vestibular Unicamp 2015 terminam dia 11/9

Inscrições para o Vestibular Unicamp 2015 terminam dia 11/9

Quinta, 04/09/14
A Comvest encerra na próxima quinta-feira,  dia 11 de setembro (às 20 horas)... mais »
IBGE prevê cerca de 1,5 mil vagas em concurso ainda em 2014

IBGE prevê cerca de 1,5 mil vagas em concurso ainda em 2014

Quinta, 14/08/14
O IBGE espera autorização do governo federal para realizar um concurso público, ... mais »
UFPB divulga edital oferecendo 16 vagas para docentes em João Pessoa

UFPB divulga edital oferecendo 16 vagas para docentes em João Pessoa

Quinta, 14/08/14
Os candidatos que desejarem realizar sua inscrição devem procurar a secretaria d... mais »

Publique seu artigo

Utilize o espaço que o Algo Sobre disponibiliza para você professor, jornalista ou estudante divulgar seu trabalho com publicações no site.

Enviar agora