Warning: getimagesize(administrator/components/com_docman/themes/default/images/icons/16x16/doc.png): failed to open stream: No such file or directory in /var/www/vhosts/algosobre.com.br/httpdocs/plugins/content/multithumb/multithumb.php on line 1537 Warning: getimagesize(administrator/components/com_docman/themes/default/images/icons/16x16/doc.png): failed to open stream: No such file or directory in /var/www/vhosts/algosobre.com.br/httpdocs/plugins/content/multithumb/multithumb.php on line 1537

Como Escrever uma Carta de Recomendação

As cartas de recomendação devem ser feitas com a devia atenção e com cuidado. Elas podem trazer consequências não somente apara o futuro da pessoa que pede a sua recomendação mas também para a sua própria credibilidade e para o seu bolso. 

Informe-se sempre sobre as implicações legais envolvidas. Por exemplo, alguém que tenha recebido uma referência desfavorável pode abrir um processo por calúnia e difamação, mas somente se puder provar que a pessoa que escreveu a cartas sabia que a sua declaração não correspondia à verdade e pretendia deliberadamente prejudicá-lo. Por outro lado, não dê boas referências de alguém que tenha sido demitido, por exemplo, por conduta desonesta. O novo empregador poderá processá-lo por quaisquer perdas que venha a sofrer, se for roubado pela pessoa. 

Além disso, se você declarar erroneamente que a pessoa em questão é digna de confiança, sem verificar se isso corresponde ou não à verdade, pode ser processado por negligência pelo novo empregador. Mas isso pode ser evitado se você deixar claque que sua recomendação é apenas de boa-fé, e não constitui uma garantia de bom caráter.

Comece uma carta de recomendação dizendo há quanto tempo conhece a pessoa e em que contexto. Prossiga dando a sua opinião sobre a capacidade dela de atender às exigências do cargo que pleiteia. 

Se, na sua opinião, a pessoa atende aos requisitos exigidos pelo novo emprego, expresse todo o seu entusiasmo, se assim o quiser. Uma carta de recomendação comedida pode ser interpretada como sinal de indiferença.

Se você não tem a peso em alta conta, pode mostrar o que sente escrevendo uma recomendação pouco entusiasta - deixando suas reservas implícitas, sem necessidade de declará-las abertamente.

Se, por alguma razão, você não quiser dizer a verdade em uma carta de recomendação, é melhor não fazê-lo. Ninguém pode exigir isso de você. Se perceber que a pessoa é totalmente inadequada para o cargo que pleiteia, diga com firmeza, mas com tato, que você não é a melhor pessoa para recomendá-la, sugerindo que ela procure uma outra pessoa mais indicada para tal.

Modelo de Carta de Recomendação

 

EMPRESA CICRANA DE TAL

Campina Grande, DD/MM/AAAA

 

A quem interessar possa,

JOSÉ DE JESUS DA SILVA, é pessoa de meu conhecimento, eletricista profissional, correto, competente, responsável e pontual, tendo trabalhado para esta empresa no período de 03 de março de 2000 a 15 de novembro de 2004, executando serviços de  manutenção, sob minha supervisão direta. Durante todo esse período manteve conduta pessoal e profissional irrepreensíveis, razão pela qual recomendo seus serviços.

Atenciosamente,

 

JOÃO DE DEUS DOS SANTOS
Gerente Administrativo




icon Modelo de Carta de Recomendação (20 KB)

Últimas Notícias

IBGE prevê cerca de 1,5 mil vagas em concurso ainda em 2014

IBGE prevê cerca de 1,5 mil vagas em concurso ainda em 2014

Quinta, 14/08/14
O IBGE espera autorização do governo federal para realizar um concurso público, ... mais »
UFPB divulga edital oferecendo 16 vagas para docentes em João Pessoa

UFPB divulga edital oferecendo 16 vagas para docentes em João Pessoa

Quinta, 14/08/14
Os candidatos que desejarem realizar sua inscrição devem procurar a secretaria d... mais »
Ministério do Planejamento autoriza concurso com mais de 100 vagas para o INPI

Ministério do Planejamento autoriza concurso com mais de 100 vagas para o INPI

Quinta, 14/08/14
As 140 vagas à serem preenchidas são para os cargos de Pesquisador em Propriedad... mais »

Publique seu artigo

Utilize o espaço que o Algo Sobre disponibiliza para você professor, jornalista ou estudante divulgar seu trabalho com publicações no site.

Enviar agora