Dívidas e Pagamentos

Readers Digest

por:

sobre: Cartas

"Caçando" devedores

A abordagem nas cartas de cobrança dependa da gravidade da dívida, de quantas vezes você já escreveu antes e do que sabe sobre a pessoa que está devendo. Algumas pessoas somente lhe pagarão se forem ameaçadas por alguma medida drástica; outras responderão se a sua abordagem for branda mas, ficarão constrangidas se sentirem que estão sendo importunadas. Seja qual for o caso, você não deve ser radical na primeira cartas, pois pode ser que muitas outras ainda sejam necessárias. Esteja preparado para seu um "mala". Como regra geral, pequenos "lembretes" produzem um efeito melhor do que uma ameaça ocasional.

Se for necessário, simplesmente envie cópias das cartas já envidas, com um bilhete dizendo: Ainda estamos esperando sua resposta para a carta de...

Pagamentos que não desaparecem

Se você não pode pagar sua dívida no prazo de vencimento, não vai adiantar esperar que sua inadimplência passe desapercebida pelos seus credores. Com certeza eles vão perceber. Neste caso, o melhor que você tem a fazer é se antecipar. Escreva uma carta dizendo quando poderá efetuar o pagamento. Deixe claro que seus problemas são de natureza temporária.

Tente incluir um cheque para pagamento parcial da dívida, ou sugira um prazo para o pagamento em prestações. Dessa forma, é muito mais provável que eles concordem com a sua proposta de adiamento ou moratória. A carta deve abordar esses aspectos de forma concisa.

As cartas pedindo adiamento de pagamento são normalmente enviadas para o departamento de contabilidade de outra empresa ou para o gerente de controle de crédito.

Prezado Senhor Silveira,

Sua Fatura n.º XC/280 no valor de R$ 3.250,00

Esta conta vence no dia 5 de Dezembro de 2002, daqui a duas semanas.

Escrevo esta carta para pedir uma dilatação no prazo do pagamento. No momento, estamos com problemas de fluxo de caixa devido ao não recebimento do dinheiro que nos é devido e ao investimento de uma quantia considerável de capital em novos projetos. Estes projetos devem trazer receita dentro dos próximos dois meses.

Por isso, gostaria de adiar o pagamento da conta até o dia 5 de janeiro de 2003. A partir desta data, iremos com certeza voltar aos temos usuais do nosso acordo comercial.

Envio anexo um cheque de R$ 500,00 como pagamento parcial da nosso conta.

Espero que o senhor concorde com o nosso pedido de  adiamento. Posso adiantar-lhe que devemos aumentar os pedidos à sua empresa, devido ao nosso programa de expansão.

Atenciosamente,

assinatura
Cláudio Pereira




icon Modelo de Carta de Cobrança (20 KB
icon Modelo de Carta de Recibo de Débito (19.5 KB
icon Modelo de Carta de Encaminhamento a Protesto (20 KB)

Últimas Notícias

Inscrições para o Vestibular Unicamp 2015 terminam dia 11/9

Inscrições para o Vestibular Unicamp 2015 terminam dia 11/9

Quinta, 04/09/14
A Comvest encerra na próxima quinta-feira,  dia 11 de setembro (às 20 horas)... mais »
IBGE prevê cerca de 1,5 mil vagas em concurso ainda em 2014

IBGE prevê cerca de 1,5 mil vagas em concurso ainda em 2014

Quinta, 14/08/14
O IBGE espera autorização do governo federal para realizar um concurso público, ... mais »
UFPB divulga edital oferecendo 16 vagas para docentes em João Pessoa

UFPB divulga edital oferecendo 16 vagas para docentes em João Pessoa

Quinta, 14/08/14
Os candidatos que desejarem realizar sua inscrição devem procurar a secretaria d... mais »

Publique seu artigo

Utilize o espaço que o Algo Sobre disponibiliza para você professor, jornalista ou estudante divulgar seu trabalho com publicações no site.

Enviar agora