Readers Digest

por:

sobre: Cartas

Pedir favores para ajudar terceiros é muito mais fácil que pedir algo para nós mesmos. Uma "carta de súplica" exige bastante cuidado e tato. Faça seu pedido no começo da carta e a seguir dê bons motivos para fazê-lo, de modo a garantir uma resposta positiva.

Se você precisar pedir dinheiro emprestado, não seja tímido. Use a palavra dinheiro, em fez de expressões como assistência financeira ou ajuda. Informe exatamente de quanto você precisa, fornecendo, se necessário, uma lista discriminatória de suas dívidas. Seja honesto ao informar sobre suas chances de saldar sua dívida e o prazo para saldá-la.

Procure tocar em outros assuntos em sua carta, de modo a não parece que está escrevendo apenas por motivos mercenários. Não descreva excessivamente as terríveis consequências que a penúria pode trazer para você ou para sua família, pois as pessoas podem sentir-se chantageadas. Em vez disso, procure deixar claro que sai situação é bastante séria. Fazer um pouco de humor à própria custa não cairá mal, e poderá causar uma boa impressão na pessoa a quem você está pedindo dinheiro.

Querida Tia Vitória,

Desculpe-me por não Ter escrito. As minhas desculpas são ainda mais sentidas por não lhe escrever agora tão desinteressadamente. A verdade é que ando ocupadíssimo, no meio de uma batalha para conseguir pagar minhas contas no final do mês. É uma batalha que infelizmente, acho que estou perdendo. Os negócios no ramo da construção andam muito mal e acabei perdendo o controle sobre minha dívidas. Além disso, acho que fui um tanto ingênuo em relação a certos contratos, erro que não repetirei no futuro. Atualmente me encontro num estágio em que, a menos que obtenha rapidamente um empréstimo de 4 mil reais, a companhia que nos fez o empréstimo tomará a fábrica e entraremos em falência. Até agora, vimos conseguindo pagar a hipoteca, mas isto não tem sido fácil.

Não me sinto bem em pedir-lhe dinheiro, mas não vejo outra saída. Se você acha que pode emprestar alguma quantia, ficarei bastante grato. Como já disse, o problema imediato se resume a 4 mil reais, mas qualquer quantia extra será muito bem-vinda. Espero que os negócios voltem a crescer no meio do ano. Tentarei, é claro, pagar qualquer empréstimo o mais rápido que puder. Posso vê-la na minha frente, balançando a cabeça dizendo "Eu sabia que este rapaz não ia dar em boa coisa." Você, é claro, estava certa. Atualmente me encontro com uma mão na frente e outra atrás. Mas acredite quando digo que não foi por falta de esforço.

Gostaria de pedir que me escrevesse para me dizer o que você acha.

Com muito carinho,

Victor Augusto 

____________________________________
Despercebido e desapercebido.
Despercebido é o que não se viu nem ouviu: O fato passou despercebido.
Desapercebido é desprevenido, desacautelado: Ele estava desapercebido de recursos financeiros.

Muito obrigado

Muitas pessoas têm dificuldade para escrever uma carta de agradecimento. No entanto, hoje, considera-se regra básica de educação agradecer por escrito algum favor que nos tenha sido prestado. Um dos problemas para se redigir uma carta de agradecimento é apenas imaginário. Você pode achar meio estranho dizer Obrigado pelo bule de chá; ele é lindo! Mas é melhor do que não dizer nada. Lembre-se, as cartas de agradecimento não precisam ser longas. Um tom sincero é o mais importante que o tamanho do bilhete. Existem várias maneiras fáceis de dizer "obrigado." Você pode tentar os seguintes começos:

Não sei como agradecer o...
Sentimo-nos profundamente gratos por sua hospitalidade palavras/(suas palavras)/ pela atenção dispensada...
Você nos fez u inestimável favor. Esperamos em breve poder retribuir...
Adoramos a festa /o presente /a viagem. Que ótima ideia!
É com grande prazer que...
Não seria exagero afirmar que, graças principalmente a você esta viagem/ este evento/ esta vendo foi a(o) melhor que já...

Obrigado pelo presente

As cartas para se agradecer um presente recebido devem ser escritas quase que imediatamente após seu recebimento (se for um presente de Natal, procure agradecer antes da chegado do Ano-novo). A carta deve conter seu agradecimento , adescrição do presente, uma palavra de elogio (mesmo que o presente não tenha sido lá essas coisas) e algumas novidade.

Obrigado pela hospitalidade

Depois de passar uma noite ou mais na casa de uma pessoa, você deve, assim que chegar em csa, escrever uma carta de agradecimento à sua anfitrião. Tais cartas podem ser um tanto problemáticas, pois muitas vezes você não conhece muito bem as pessoas a quem deverá agradecer. Faça com que o bilhete seja curto, mas tente ser o mais informal possível.

Seja especialmente cuidadoso ao redigir esse tipo de carta se tiver sido sua primeira estadia na casa de pessoas que deverão ocupar um lugar importante na sua vida, como os pais de sua namorada, por exemplo.

Prezada Sra. Monteíro,

Gostaria de agradecer—lhe por as hospitalidade durante minha estada em Campina Grande no período da Micarande. Sinto-me imensamente grata por seu acolhimento afetuoso. Fiquei muito feliz de conhecer a senhor e o seu marido, o Sr. Monteiro. Sinto que fiquei muito mal-acostumada depois de experimentar sua maravilhosa comida. Além disso, sei que aprendi muitas coisas sobre esta 'inda parte do país graças às conversas que tivemos.
Se a senhora algum dia estiver aqui por perto, por favor me procure, pois adoraria retribuir-lhe o favor.

Afetuosamente,
Hilda Santos