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Hotelaria

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Perfil do profissional

O profissional de hotelaria está capacitado a atuar em hotéis, nas áreas de hospedagem (recepção, reservas e governança), alimentos e bebidas (restaurantes, bares e cozinhas) e administração (marketing, vendas, finanças, etc.), entre outras. Com habilidades práticas e administrativas, será capaz de gerenciar e fomentar novos negócios. Como gestor, deverá ser dinâmico e empreendedor, estando sempre atento às transformações que ocorrem no setor e em constante atualização para atender, com excelência, à demanda internacional da indústria hoteleira.

Mercado de trabalho

É um profissional capacitado a atuar de forma crítica e reflexiva em setores de planejamento estratégico, organização e administração nos setores hoteleiros e segmentos extra-hoteleiro e áreas correlatas à hospitalidade, como: gastronomia, catering, fast-food, restaurantes, buffets, bares entre outros. Esse profissional terá uma formação interdisciplinar, com conhecimentos específicos dos meios de hospedagem. Deve, ainda, apresentar como características profissionais a capacidade criativa, a iniciativa, a polivalência e a habilidade em relações humanas.

O profissional formado por este curso terá condições de desenvolver vários tipos de atividades relacionadas à Administração, pois sua formação é ampla e generalista dentro da atividade de hospedagem, abrindo um leque de oportunidades para quem deseja entrar e crescer dentro de um mercado com significativo potencial de desenvolvimento na Região dos Lagos. Entre estas atividades, estão as seguintes:

- Elaborar e coordenar a implantação, bem como, sugerir alterações de sistemas administrativos em Hotelaria e seus segmentos;
- Coordenar equipes de trabalho em áreas relacionadas à administração do setor hoteleiro e seus segmentos;
- Elaborar e programar o planejamento administrativo hoteleiro e seus segmentos;
- Participar da elaboração de pesquisas e relatórios sobre o setor hoteleiro e seus segmentos;
- Gerenciar os diferentes departamentos de hotéis e seus segmentos;
- Compreender a abordagem sistêmica no trato com problemas que se relacionem com o setor hoteleiro e seus segmentos;
- Determinar o melhor meio de se empregar os esforços, objetivando otimizar resultados e minimizar riscos e custos;
- Atuar como agente multiplicador de procedimentos e técnicas;
- Liderar e saber delegar para a tomada de decisões;
- Planejar e organizar eventos em hotéis e seus segmentos;
- Elaborar a descrição dos cargos com as definições exatas de suas funções;
- Captar atividades extras e eventos para o meio de hospedagem, otimizando o uso da área de alimentos e bebidas, entre outros.

Ilustração 

Matérias

- Alimentos e Bebidas - Restaurantes
- Gerais- Cultura Geral
- Hospedagem I - Fundamentos Da Hotelaria
- Análise Textual
- Introdução à Administração
- Conhecimento de Bebidas
- Front Office
- Cultura Brasileira
- Psicologia nas Organizações
- Análise Organizacional
- Cenários Geopolíticos Aplicados ao Turismo
- Inglês
- Conhec. de Alimentos e Planej. de Menu
- Cozinha Básica
- Governança
- Estatística Aplicada
- Cozinha Internacional
- Gestão de Hospedagem
- Estágio em Hotelaria
- Fundamentos das Ciências Sociais
- Administração De Recursos Humanos
- Legislação Aplicada ao Turismo
- Marketing - Vendas Diretas
- Hospedagem - Gestão de Manutenção e Design
- Alimentos e Bebidas - Controle de Custos
- Fundamentos de Contabilidade
- Fundamentos de Economia

Fonte: Universidade Veiga Almeida