Educador baiano (12/7/1900-11/3/1971). Responsável pelas reformas do sistema educacional brasileiro que mudaram radicalmente os rumos Pressione TAB e depois F para ouvir o conteúdo principal desta tela. Para pular essa leitura pressione TAB e depois F. Para pausar a leitura pressione D (primeira tecla à esquerda do F), para continuar pressione G (primeira tecla à direita do F). Para ir ao menu principal pressione a tecla J e depois F. Pressione F para ouvir essa instrução novamente.
Título do artigo:

Anísio Teixeira

97

por:

Educador baiano (12/7/1900-11/3/1971). Responsável pelas reformas do sistema educacional brasileiro que mudaram radicalmente os rumos do ensino no país. Anísio Spínola Teixeira nasce na cidade de Caitité, no sertão baiano.

 

Estuda em colégios jesuítas em Salvador e forma-se em direito no Rio de Janeiro, em 1922. Volta à Bahia e ocupa o cargo de diretor geral da instrução pública de 1924 a 1929. Publica Aspectos Americanos da Educação em 1928.

 

 Anísio Teixeira No ano seguinte, conclui a formação em educação no Teacher’s College, da Universidade de Colúmbia, nos Estados Unidos. Regressa ao Brasil em 1929 e assume a cadeira de filosofia e história da educação da Escola Normal de Salvador. Muda-se para o Rio de Janeiro dois anos mais tarde, trabalhando primeiro como funcionário do Ministério da Educação e Saúde Pública e depois como diretor-geral do Departamento de Educação do Distrito Federal.

 

Desempenha papel de destaque na organização do ensino no país ao aumentar significativamente o número de escolas, implantar programas de treinamento para os professores e aprimorar a Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Escreve, entre outros livros, A Universidade e a Liberdade Humana (1954) e Educação no Mundo Moderno (1969). Morre no Rio de Janeiro.