Inicio seta Biografias seta Auguste Comte

Auguste Comte

Avaliação: 1.0 / 5 (1 voto)
Filósofo e sociólogo francês (19/1/1798-5/9/1857). Fundador do positivismo, corrente filosófica que prega o método científico como única forma de chegar ao conhecimento. Nasce em Montpellier e muda-se para Paris em 1810.

Ingressa na Escola Politécnica em 1814, mas é expulso dois anos depois por liderar um movimento de protesto. Volta para sua cidade natal, onde estuda medicina antes de retornar a Paris, para dar aulas.

Auguste Comte Nessa época, começa a escrever os primeiros artigos para os jornais e conhece o conde Claude-Henri Saint-Simon, um dos fundadores do socialismo na França, de quem se torna discípulo, influenciado pelas ideias de reorganização econômica da sociedade.

Em 1824 rompe com Saint-Simon e trata de divulgar em palestras e ensaios sua própria teoria filosófica. Casa-se em 1825, mas é abandonado pela esposa no ano seguinte, o que o leva a um esgotamento nervoso. Restabelecido, publica os seis volumes de sua principal obra, Curso de Filosofia Positiva, entre 1830 e 1842. Entre 1851 e 1854, edita os quatro volumes de seus estudos sobre o Sistema de Política Positiva, que completam sua obra.


 

MM - MMXIII © Algo Sobre Vestibular, Enem e Concurso
Quem somos | Feed | Cadastre-se | Anunciar | Release | Termos do Uso
Você está sendo registrado com suas credenciais do Facebook.