Poeta, crítico e tradutor paulista (14/2/1931-). Augusto Luiz Browne de Campos é um dos criadores do concretismo brasileiro - movimento ... Pressione TAB e depois F para ouvir o conteúdo principal desta tela. Para pular essa leitura pressione TAB e depois F. Para pausar a leitura pressione D (primeira tecla à esquerda do F), para continuar pressione G (primeira tecla à direita do F). Para ir ao menu principal pressione a tecla J e depois F. Pressione F para ouvir essa instrução novamente.
Título do artigo:

Augusto de Campos

97

por:

Poeta, crítico e tradutor paulista (14/2/1931-). Augusto Luiz Browne de Campos é um dos criadores do concretismo brasileiro - movimento que revoluciona a poesia a partir da década de 50 -, ao lado do irmão Haroldo de Campos e de Décio Pignatari. Formado em direito, lança em 1951 o livro de poesias O Rei Menos o Reino.

 Augusto de Campos No ano seguinte funda a revista Noigandres. Como crítico e teórico, escreve, entre outras obras, Revisão de Sousândrade (1964) e Teoria da Poesia Concreta (1965), a última em colaboração com Haroldo de Campos e Décio Pignatari. Dedica-se, também, ao estudo da música erudita e da música popular brasileira, publicando O Balanço da Bossa (1968).

É considerado um dos inspiradores teóricos do tropicalismo, tendência que domina o panorama musical brasileiro no final da década de 60. Traduz obras dos escritores Ezra Pound, E.E. Cummings e James Joyce. Em 1995 lança o CD Poesia É Risco, que reúne 30 poemas lidos e musicado.