Revolucionário mexicano (8/8/1879-10/4/1919). Nasce na cidade de San Miguel de Anenecuilco, no estado de Morelos. Filho de índios, inici... Pressione TAB e depois F para ouvir o conteúdo principal desta tela. Para pular essa leitura pressione TAB e depois F. Para pausar a leitura pressione D (primeira tecla à esquerda do F), para continuar pressione G (primeira tecla à direita do F). Para ir ao menu principal pressione a tecla J e depois F. Pressione F para ouvir essa instrução novamente.
Título do artigo:

Emiliano Zapata

97

por:

Revolucionário mexicano (8/8/1879-10/4/1919). Nasce na cidade de San Miguel de Anenecuilco, no estado de Morelos. Filho de índios, inicia-se desde cedo na militância política, lutando contra as injustiças sofridas por seu povo.

 Em 1908 assume a liderança do movimento dos camponeses indígenas pela reforma agrária no país e, em 1910, forma um exército, com o qual promove operações de guerrilha contra os proprietários das fazendas de açúcar dos estados de Guerrero e Morelos. Conquista o sul do México pregando a rebelião contra o ditador Porfirio Díaz e contra os grandes proprietários.

Aliado a Pancho Villa, ajuda o liberal Francisco Madero a derrubar Díaz, na Revolução Mexicana, a primeira revolução popular do século XX.

Descontente com a demora na restituição de terras aos camponeses, em 1913 rompe com Madero e comanda uma revolta sob o lema "Terra e Liberdade". Ocupa a Cidade do México por três vezes entre 1914 e 1915.

Emiliano Zapata Volta-se contra os sucessores de Madero na Presidência, os generais Victoriano Huerta e Venustiano Carranza, que chegaram ao poder com sua ajuda mas fracassaram na realização da reforma agrária.

Com a cabeça a prêmio, é assassinado por um adepto de Carranza, em Cuernavaca. Inspira a criação, em 1994, do Exército Zapatista de Libertação Nacional (EZLN), grupo de camponeses indígenas que se rebela contra o governo em Chiapas, no sul do país, num impasse que dura até hoje.