Inicio seta História seta Povos Nativos do Brasil

Povos Nativos do Brasil

Avaliação: 3.8 / 5 (15 votos)
A carta de Pero Vaz de Caminha é também o primeiro documento em que relata-se os primeiros contato dos portugueses com as populações nativas do Brasil. Nesta carta, percebe-se o grande choque cultural: a nudez dos índios é relatada com perplexidade. Estima-se que, neste primeiro contato, os índios no Brasil eram contados em cerca de 3 milhões ao todo, somando-se todas as diversas tribos. A partir do amplo contato com os colonizadores, o extermínio dos índio gerou uma redução quantitativa drástica, e com o passar dos séculos, os avanços civilizatórios foram levando cada vez mais os índios à sua extinção. Atualmente, calculam-se cerca de 280 mil índios no território brasileiro. Muitos deste número já perderam suas características culturais ancestrais e passaram de uma condição de senhores de seu ambiente a uma condição de miséria.

A origem dos índios brasileiros ainda é incerta: uma das teorias de maior aceitação por parte de estudiosos diz que foram originados das imigrações de asiáticos através do Estreito de Behring, entre o continente asiático e o americano, durante a Era Glacial, há cerca de 60 mil anos. Tal teoria é baseada inclusive na semelhança de traços físicos entre os índios no Brasil e os asiáticos, dos quais os primeiros podem ter herdado características como por exemplo os olhos e a cor de pele. Calcula-se também que os indígenas já habitam o território brasileiro há cerca de 48 mil anos, através de evidências arqueológicas encontradas mais recentemente em sítios no Piauí.

Entre os indígenas que ainda vivem em aldeias atualmente, alguns traços culturais podem ser levantados. Embora haja variações de grupos para grupos (grupos linguísticos), características como a subsistência através da exploração de recursos naturais são constantes. Não há entre os índios não-aculturados a noção individualista: a posse privada não existe do modo como conhecemos. Por exemplo, não há posse de terra, mas sim posse do trabalho que na terra se desenvolve.

A FUNAI (Fundação Nacional do Índio) é o órgão oficial responsável pela proteção do indígena no Brasil no que toca aos seus costumes próprios e aos seus direitos quanto à terra que habita. Através da FUNAI, criada em 1967, são sabidos alguns dados a respeito dos povos indígenas: cerca de 270 mil índios ainda vivem em aldeias, sendo que 206 grupos diferentes são registrados. Porém, estima-se também que alguns grupos ainda não tiveram contato com a civilização, fixados em regiões florestais de difícil acesso.


 

MM - MMXIII © Algo Sobre Vestibular, Enem e Concurso
Quem somos | Feed | Cadastre-se | Anunciar | Release | Termos do Uso
Você está sendo registrado com suas credenciais do Facebook.