Cineasta norte-americano nascido na Sicília (18/5/1897-3/9/1991). É o inventor da comédia romântica. Aos 6 anos, emigra com... Pressione TAB e depois F para ouvir o conteúdo principal desta tela. Para pular essa leitura pressione TAB e depois F. Para pausar a leitura pressione D (primeira tecla à esquerda do F), para continuar pressione G (primeira tecla à direita do F). Para ir ao menu principal pressione a tecla J e depois F. Pressione F para ouvir essa instrução novamente.
Título do artigo:

Frank Capra

97

por:

Cineasta norte-americano nascido na Sicília (18/5/1897-3/9/1991). É o inventor da comédia romântica. Aos 6 anos, emigra com a família para os Estados Unidos (EUA). Na juventude, vende jornais para poder pagar os estudos.

Começa a carreira no cinema em 1921, dirigindo curtas-metragens e trabalhando como montador, redator de títulos e roteirista dos cômicos Laurel e Hardy (O Gordo e o Magro). Nos anos 30, passa a dirigir os próprios filmes, desenvolvendo uma obra de conteúdo alegre e otimista.

Caracterizados pela construção direta, pelos diálogos leves e pelo sentimentalismo temperado pelo humor, eles inauguram o gênero cinematográfico das comédias românticas, que marcam o cinema norte-americano da época.

Frank Capra Suas produções mais conhecidas são Aconteceu Naquela Noite (1934), Do Mundo Nada Se Leva (1938) - em que mostra a resistência de uma família contra o poder dos especuladores imobiliários - e Adorável Vagabundo (1941), comédia sobre uma jornalista que inventa um personagem desempregado, disposto a se suicidar.

 Durante a II Guerra Mundial (1939-1945), dirige para o Exército uma série de filmes de instrução chamada Por Que Nós Lutamos, mais alguns documentários. Ganha vários Oscar e, em 1982, é premiado pelo Instituto de Cinema Norte-Americano com o Lifetime Achievement Award, pelo conjunto de sua obra. Morre em La Quinta (EUA)