Jaime Lerner

Político e urbanista paranaense (17/12/1937-). Nasce em Curitiba, em uma família de imigrantes judeus de origem polonesa. Estuda em escolas públicas até o 2º grau e cursa engenharia e arquitetura na Universidade Federal do Paraná.

Em 1965 participa da criação do Instituto de Planejamento Urbano de Curitiba (Ipuc), responsável pelo Plano Diretor da cidade. Filia-se à Aliança Renovadora Nacional (Arena) em 1971, quando é nomeado prefeito da capital paranaense. Volta ao cargo em 1979 e, dez anos depois, é eleito para seu terceiro mandato à frente da prefeitura curitibana, dessa vez pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT).

Jaime Lerner Sua gestão chama a atenção de outros administradores públicos por resolver problemas fundamentais de transporte e de expansão urbana. Seu programa de educação ambiental em Curitiba, que inclui a implantação da coleta seletiva de lixo em 95% do município, recebe o prêmio máximo das Nações Unidas para o Meio Ambiente.

Em 1994, já como governador eleito do Paraná, ganha o Prêmio Criança e Paz do Unicef por seus projetos sociais. Entre eles destacam-se o Da Rua para a Escola, programa de distribuição de cestas básicas para famílias que mantêm as crianças de até 14 anos na escola, e o Protegendo a Vida, que prevê ações no setor de saúde para garantir assistência à gestante e ao recém-nascido.

Em 1998 troca o PDT pelo Partido da Frente Liberal (PFL) e é reeleito governador com mandato até 2002. Atualmente é consultor das Nações Unidas para assuntos de urbanismo.


Últimas Notícias

IBGE prevê cerca de 1,5 mil vagas em concurso ainda em 2014

IBGE prevê cerca de 1,5 mil vagas em concurso ainda em 2014

Quinta, 14/08/14
O IBGE espera autorização do governo federal para realizar um concurso público, ... mais »
UFPB divulga edital oferecendo 16 vagas para docentes em João Pessoa

UFPB divulga edital oferecendo 16 vagas para docentes em João Pessoa

Quinta, 14/08/14
Os candidatos que desejarem realizar sua inscrição devem procurar a secretaria d... mais »
Ministério do Planejamento autoriza concurso com mais de 100 vagas para o INPI

Ministério do Planejamento autoriza concurso com mais de 100 vagas para o INPI

Quinta, 14/08/14
As 140 vagas à serem preenchidas são para os cargos de Pesquisador em Propriedad... mais »

Publique seu artigo

Utilize o espaço que o Algo Sobre disponibiliza para você professor, jornalista ou estudante divulgar seu trabalho com publicações no site.

Enviar agora