Artista plástico carioca (31/10/1895-15/2/1961). Um dos mais importantes representantes da pintura modernista no Brasil, destaca-se pelo conte&... Pressione TAB e depois F para ouvir o conteúdo principal desta tela. Para pular essa leitura pressione TAB e depois F. Para pausar a leitura pressione D (primeira tecla à esquerda do F), para continuar pressione G (primeira tecla à direita do F). Para ir ao menu principal pressione a tecla J e depois F. Pressione F para ouvir essa instrução novamente.
Título do artigo:

Osvaldo Goeldi

97

por:

Artista plástico carioca (31/10/1895-15/2/1961). Um dos mais importantes representantes da pintura modernista no Brasil, destaca-se pelo conteúdo social de sua obra. Ainda na infância se muda com a família para Belém do Pará e, aos 6 anos, vai para a Suíça.

Adolescente, abandona os estudos na Escola Politécnica de Zurique e inscreve-se na Escola de Artes e Ofícios de Genebra. Em 1917 faz sua primeira exposição, na galeria Wyss, em Berna. Fica amigo do pintor Hermann Kummerly, com quem começa a produzir xilogravuras, litografias, desenhos e aquarelas.

Volta ao Brasil em 1919 e, dois anos depois, expõe suas obras no Rio de Janeiro, sendo mal recebido pela crítica. Para ganhar a vida, passa a trabalhar como ilustrador de revistas como O Malho e Para Todos, além de fazer desenhos para inúmeros livros, como o romance Canaã, de Graça Aranha.

Apesar de não se engajar politicamente, sua obra retrata os aspectos mais críticos do Rio: os subúrbios, a morte, a pobreza. É premiado na 1ª Bienal de São Paulo, em 1951, e, no início da década de 60, na 2ª Bienal Interamericana, no México. Morre no Rio de Janeiro.