Inicio seta Biografias seta Rainer Fassbinder

Rainer Fassbinder


Avaliação: 5/5 (0 Voto)
:
Cineasta alemão (31/5/1946-10/6/1982), um dos fundadores do Novo Cinema Alemão, movimento estético de renascimento da indústria cinematográfica alemã. Rainer Werner Fassbinder nasce na Baviera. Quando os pais se divorciam, em 1951, vai morar com a mãe.

Abandona os estudos aos 16 anos para participar de um grupo de teatro de vanguarda em Munique. Trabalha como ator e roteirista de teatro, rádio, cinema e televisão até 1969, quando realiza seu primeiro longa-metragem, O Amor É Mais Frio do Que a Morte. Recebe influência dos diretores Howard Hawks, Fritz Lang e Douglas Sirk. Homossexual declarado, casa-se com a atriz Ingrid Caven em 1970, mas o casamento dura somente dois anos.

Rainer Fassbinder Em pouco mais de uma década, dirige 41 filmes e várias peças de teatro, em que sua mãe frequentemente trabalha como atriz. Sua obra revitaliza o cinema alemão ao misturar o melodrama ao estilo hollywoodiano com experimentações formais. Aborda temas como relações humanas conflituosas, abuso de drogas, violência e desespero, sexo e degeneração.

Em 1974, seu filme O Medo Devora a Alma - em que conta a história de uma alemã sexagenária que se casa com um imigrante árabe 30 anos mais novo que ela - é premiado no Festival de Cinema de Cannes. Outros filmes importantes de sua carreira são O Casamento de Maria Braun (1978), Lili Marlene (1980), Lola (1981) e Querelle (1982). Morre em Munique aos 36 anos, de overdose de cocaína.


 

MM - MMXIII © Algo Sobre Vestibular, Enem e Concurso
Quem somos | Feed | Cadastre-se | Anunciar | Release | Termos do Uso
Você está sendo registrado com suas credenciais do Facebook.