Inicio seta Biografias seta Tales de Mileto

Tales de Mileto

Avaliação: 1.0 / 5 (1 voto)
Filósofo grego (625 a.C.?-546 a.C.?). Considerado o primeiro filósofo grego, introduz a geometria na Grécia. Nasce em Mileto, na Ásia Menor, atual Turquia, e entre 600 a.C. e 550 a.C. comercializa azeite nas cidades do litoral do Mediterrâneo.

Em suas andanças, conhece as obras de vários matemáticos e astrônomos da região. Ao aposentar-se, dedica-se à matemática e estabelece os primeiros postulados básicos da geometria. Estuda retas e ângulos e faz demonstrações formais rigorosas sobre a geometria do círculo e do triângulo isósceles.

Tales de Mileto A ele se atribui o cálculo da altura de uma pirâmide baseado no comprimento de sua sombra, em determinado horário do dia e dependendo da posição do sol. Na filosofia, defende a existência da água como substância fundamental e princípio de tudo, elemento que origina o movimento e a transformação da vida.

Antes dele, todas as explicações sobre o universo baseavam-se em mitologia. Suas ideias filosóficas são conhecidas graças à obra Metafísica, de Aristóteles, porque nenhum de seus escritos sobrevive.


 

MM - MMXIII © Algo Sobre Vestibular, Enem e Concurso
Quem somos | Feed | Cadastre-se | Anunciar | Release | Termos do Uso
Você está sendo registrado com suas credenciais do Facebook.