Tostão

Algo Sobre

por:

sobre: Biografias

Jogador de futebol mineiro (25/1/1947-). Tricampeão mundial em 1970. Filho de bancário, Eduardo Gonçalves Andrade nasce em Belo Horizonte e começa a jogar ainda na infância no time do bairro onde morava, São Cristóvão. Aos 14 anos passa para o juvenil do América, no qual permanece por dois anos, até ser contratado pelo Cruzeiro, já como profissional.

TostãoJoga durante nove anos no time mineiro, conquistando o campeonato estadual por cinco vezes seguidas, de 1965 a 1969. O principal título pelo clube, o campeonato brasileiro, vem em 1966, ano de sua primeira convocação para a seleção brasileira.

Em 1970 ganha o tricampeonato na Copa do Mundo do México. Um ano antes, porém, uma bolada no olho esquerdo, num jogo entre Cruzeiro e Corinthians, começaria a determinar o fim de sua carreira. O acidente causou descolamento da retina. Submete-se a cirurgia nos Estados Unidos e volta a jogar seis meses depois.

Em 1972 transfere-se para o Vasco da Gama, no Rio de Janeiro, onde atua por um ano, antes de encerrar a carreira por problemas decorrentes do descolamento da retina. Dois anos mais tarde volta a estudar, formando-se em medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em 1981.

Leciona na UFMG de 1981 a 1997 e deixa a medicina. No mesmo ano publica o livro Lembranças, Opiniões, Reflexões sobre Futebol. Atualmente é comentarista esportivo e escreve duas colunas semanais, publicadas em oito jornais brasileiros.


Últimas Notícias

Seca atinge nascente do rio São Francisco

Seca atinge nascente do rio São Francisco

Terça, 23/09/14
A nascente do rio São Francisco está secando. O alerta é da diretoria do Parque ... mais »
Inscrições para o Vestibular Unicamp 2015 terminam dia 11/9

Inscrições para o Vestibular Unicamp 2015 terminam dia 11/9

Quinta, 04/09/14
A Comvest encerra na próxima quinta-feira,  dia 11 de setembro (às 20 horas)... mais »
IBGE prevê cerca de 1,5 mil vagas em concurso ainda em 2014

IBGE prevê cerca de 1,5 mil vagas em concurso ainda em 2014

Quinta, 14/08/14
O IBGE espera autorização do governo federal para realizar um concurso público, ... mais »

Publique seu artigo

Utilize o espaço que o Algo Sobre disponibiliza para você professor, jornalista ou estudante divulgar seu trabalho com publicações no site.

Enviar agora