A era mesozóica teve aproximadamente uma duração de cento e quarenta milhões de anos, sendo que na escala do tempo geológico, esta ocorreu após... Pressione TAB e depois F para ouvir o conteúdo principal desta tela. Para pular essa leitura pressione TAB e depois F. Para pausar a leitura pressione D (primeira tecla à esquerda do F), para continuar pressione G (primeira tecla à direita do F). Para ir ao menu principal pressione a tecla J e depois F. Pressione F para ouvir essa instrução novamente.
Título do artigo:

Era Mesozóica

94

por:

A era mesozóica teve aproximadamente uma duração de cento e quarenta milhões de anos, sendo que na escala do tempo geológico, esta ocorreu após a era primária e antes da era cenozóico. Pode-se dizer que a era mesozóica representa a idade média da evolução da vida. Divide-se em três períodos: Jurássico, Triássico e Cretássio.

É importante dizer, que a era mesozóica não foi marcada por transformações orogênicas, ou seja, não houve a formação de cadeias montanhosas.

IlustraçãoOs movimentos orogenéticos serão observados através das grandes revoluções alpinas, somente na era terciária. Quanto a era mesozóica, observou-se apenas pequenos movimentos epirogênicos, os quais resultaram nos deslocamentos das linhas litorâneas. Nessa era ocorreu um grande desenvolvimento dos répteis, que dominaram praticamente todo o meio ambiente terrestre. Os principais répteis marinhos foram o: Ictiossauro e o Plesiossauro; como répteis terrestres podem-se destacar o Diplodocus, Brontossauro, Tricerratops e o Igualodonte, sendo todos herbívoros; quanto aos carnívoros, tem-se o Ceratossauro e o Tiranossauro.

IlustraçãoComo répteis voadores encontram-se o Pterodáctilo e o Pteranodonte. Observou-se também, a evolução dos moluscos cefalópodos, cujo os principais representantes foram as amonitas e as beleminitas. Nessa era surgem os primeiros pássaros e mamíferos, porém só atingiram o seu máximo desenvolvimento no Cenozóico. Em relação ao reino vegetal, aparecem como formas dominantes, até a primeira metade dessa era, às gimnospermas.

No terço final da era mesozóica (cretáceo), nota-se o aparecimento das angiospermas, tanto as monocotiledôneas, como as dicotiledôneas. Na era mesozóica o clima apresentou-se quente e uniforme, com tendência ao resfriamento nos polos, sendo observado o estabelecimento das zonas climáticas e estações. Se dá a formação dos continentes do hemisfério sul, cujas formas se assemelham com as encontradas atualmente.