Meteorologia

Algo Sobre

por:

sobre: Guia de Profissões

O Curso

A Meteorologia é a ciência que estuda os processos físicos que governam o comportamento da atmosfera e as interações entre os fenômenos atmosféricos e a superfície da Terra. O objetivo principal da Meteorologia é explorar o conhecimento a respeito dos fenômenos atmosféricos e aplicá-lo para a previsão de tempo e clima. Para isto a Meteorologia emprega as equações clássicas da Física e ferramentas matemáticas e computacionais para representar de uma maneira objetiva a estrutura e o movimento da atmosfera.

As principais disciplinas da Meteorologia são: Dinâmica da Atmosfera, Termodinâmica da Atmosfera, Física do Clima, Climatologia e Meio Ambiente, Química da Atmosfera, Previsão do Tempo, Computação Aplicada à Meteorologia, Agrometeorologia, Interação Superfície-Atmosfera, Sistemas de Observação Meteorológica e Hidrometeorologia.

Perfil Profissional

  • Sólida formação matemática e física que possibilite ao egresso desenvolver pesquisa básica de ponta em ciências atmosféricas;
  • Conhecimento amplo das interações do homem com o meio ambiente, que o permita gerenciar os recursos naturais de forma responsável e promover o desenvolvimento sustentável;
  • Sólida formação em áreas da Meteorologia aplicada: previsão de tempo, agrometeorologia, hidrometeorologia, poluição atmosférica.
  • Entendimento profundo dos processos de interação entre os diferentes elementos do sistema climático, de modo a entender, predizer e modelar alterações climáticas naturais e antropogênicas.

Mercado de Trabalho

A Meteorologia é uma recente área interdisciplinar com oportunidades para profissionais e pesquisadores. No Brasil, essa é uma atividade em desenvolvimento que oferece boas possibilidades de emprego, em instituições privadas e governamentais.

IlustraçãoA procura pelo meteorologista tende a aumentar, sabendo-se que alguns estados brasileiros - São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraná, Goiás e Amazonas - estão criando redes regionais de medição, a fim de melhorar o serviço de Meteorologia. Além disso, há setores da Meteorologia que se encontam e expansão, como o de estudos dos Recursos Hídricos, a Agrometeorologia e a Modelagem Atmosférica, dentre outros.

Matérias

- Introdução às Ciências Atmosféricas
- Instrumentação Meteorológica
- Termodinâmica da Atmosfera
- Processos Radiativos na Atmosfera
- Sensoriamento Remoto da Atmosfera
- Microfísica de Nuvens
- Agroclimatologia
- Mudanças Globais
- Química da Atmosfera
- Micrometeorologia
- Poluição Atmosférica
- Climatologia Física
- Hidrologia
- Dinâmica da Atmosfera
- Meteorologia Sinótica
- Laboratório de Sinótica
- Física
- Laboratório de Física
- Mecânica Clássica
- Mecânica de Fluidos Geofísicos

Fonte: UFSM


Últimas Notícias

Inscrições para o Vestibular Unicamp 2015 terminam dia 11/9

Inscrições para o Vestibular Unicamp 2015 terminam dia 11/9

Quinta, 04/09/14
A Comvest encerra na próxima quinta-feira,  dia 11 de setembro (às 20 horas)... mais »
IBGE prevê cerca de 1,5 mil vagas em concurso ainda em 2014

IBGE prevê cerca de 1,5 mil vagas em concurso ainda em 2014

Quinta, 14/08/14
O IBGE espera autorização do governo federal para realizar um concurso público, ... mais »
UFPB divulga edital oferecendo 16 vagas para docentes em João Pessoa

UFPB divulga edital oferecendo 16 vagas para docentes em João Pessoa

Quinta, 14/08/14
Os candidatos que desejarem realizar sua inscrição devem procurar a secretaria d... mais »

Publique seu artigo

Utilize o espaço que o Algo Sobre disponibiliza para você professor, jornalista ou estudante divulgar seu trabalho com publicações no site.

Enviar agora