Como fazer uma dissertação

Rogerio Coelho

por:

sobre: Redação

Certamente você já deu a sua opinião sobre um assunto qualquer. Numa roda de amigos ou até mesmo numa conversa ao telefone, constantemente queremos dizer o que pensamos, expor nossas idéias. Sempre que fazemos isso, estamos fazendo uma dissertação. Então podemos afirmar que dissertar é expor nossa opinião sobre determinado assunto.

Dissertação Escrita

Colocar uma opinião no papel é bem diferente de dizê-la a alguém. Ao escrevermos, não podemos usar alguns recursos que temos na fala como, por exemplo, gírias (já é, o cara, a mina, bolado), interjeições (argh!, putz!). Mas por que isso? Porque quando escrevemos, principalmente em redações, devemos ser mais formais para não atrapalhar o entendimento de quem vai ler. Uma pessoa mais idosa, por exemplo, pode não entender uma expressão como  "já é" e interpretar tudo errado. Não imagine que o leitor entenda tudo que você escreve, portanto seja simples e formal (mas sem exageros) quando escrever uma DISSERTAÇÃO.

Planejando o Texto

Em uma prova, o tempo para escrever é muito curto, portanto, você deve, antes de tudo, planejar a sua redação. A primeira etapa é  identificar o tema.

Identificação do Tema

Em alguns concursos, a banca fornece o tema através de pequenos textos-guias. Veja o exemplo:

01. (FUVEST - 1997) Redija uma dissertação em prosa, relacionando os três textos a seguir.

Texto 1

Na prova de Redação dos vestibulares, talvez a verdadeira questão seja sempre a mesma:
"Conseguirei?". Cada candidato aplica-se às reflexões e às frases na difícil tarefa de falar de um tema A proposto, com a preocupação em B - "Conseguirei?" - para convencer o leitor X.

Texto 2

Ao escrever "Lutar sem palavras / é a luta mais vã. / Entanto lutamos / mal rompe a manhã", Carlos Drummond de Andrade já era um poeta maior da nossa língua.

Texto 3

"É difícil defender,
só com palavras, a vida". (João Cabral de Melo Neto)

Neste exercício acima, está claro que o tema é "a dificuldade de se expressar através das palavras". Então, nesse caso, basta escrever falando sobre cada aspecto citado em cada um dos três textos. Não se pode copiá-los, apenas fale um pouco sobre o que cada texto diz.

Tema Live

Se o tema da redação for livre, isto é, se você tiver a opção de escolhê-lo, basta pensar algum assunto interessante e depois delimitar o tema.

O que é "Delimitar o Tema"?

Vamos supor que o tema que você escolheu seja "televisão". O que escrever? Há uma variedade enorme de aspectos: a televisão educativa, a televisão como entretenimento, o poder influenciador da televisão, a história da televisão, a televisão e a família, a televisão brasileira, etc.

Bem você deve ter notado que cada tópico especifica um tema. Então basta escolher um tema apenas e falar somente sobre ele, esquecendo os demais.

Observação: veja que ao colocar a palavra verão ao lado de "a moda", eu delimitei o tema, ou seja, eu não vou mais falar sobre o mundo da moda e sim, somente da moda que é usada no verão.

Leia mais em: http://www.redijamelhor.blogspot.com


Últimas Notícias

Inscrições para o Vestibular Unicamp 2015 terminam dia 11/9

Inscrições para o Vestibular Unicamp 2015 terminam dia 11/9

Quinta, 04/09/14
A Comvest encerra na próxima quinta-feira,  dia 11 de setembro (às 20 horas)... mais »
IBGE prevê cerca de 1,5 mil vagas em concurso ainda em 2014

IBGE prevê cerca de 1,5 mil vagas em concurso ainda em 2014

Quinta, 14/08/14
O IBGE espera autorização do governo federal para realizar um concurso público, ... mais »
UFPB divulga edital oferecendo 16 vagas para docentes em João Pessoa

UFPB divulga edital oferecendo 16 vagas para docentes em João Pessoa

Quinta, 14/08/14
Os candidatos que desejarem realizar sua inscrição devem procurar a secretaria d... mais »

Publique seu artigo

Utilize o espaço que o Algo Sobre disponibiliza para você professor, jornalista ou estudante divulgar seu trabalho com publicações no site.

Enviar agora