Inicio seta Resumos Lit. seta A Mão e a Luva

A Mão e a Luva

Avaliação: 2.8 / 5 (9 votos)
[Machado de Assis]



Afilhada de uma rica baronesa, pela qual era sustentada em um colégio para professores, Guiomar era uma moça simples que ficou órfã logo cedo, mas tinha com sigo uma força de lutar pelo que pretendia. Usava a razão para controlar seu coração. Tendo uma beleza e um jeito de ser atrativo, despertou interesse de 3 homens Estevão [sentimental], Jorge [calculista] e Luís Alves [ambicioso].

Estevão: ele era sentimental, leviano, ingênuo, superficial, inseguro porém sincero. Amaria qualquer mulher que despertasse algum interesse nele. Não dava nenhum valor a si mesmo e por isso mereceu a preferência de Guiomar. Os dois chegaram a ficar juntos por algum tempo, até que ele vai estudar Ciências Jurídicas e Sociais em São Paulo, neste período ele sofreu muito pensou até em se matar, e após um devido tempo já em São Paulo achou que iria esquecer de Guiomar, foi onde se enganou.

Após ter se formado, voltou e ficou na casa de Luís Alves. Certa manhã os dois se reconhecem e trocam algumas palavras. Mas o destino não pertencia a ele.

Jorge: ele era fraco de caráter,egoísta e orgulhoso de si mesmo. Era sobrinho da madrinha de Guiomar. As vantagens econômicas lhe atraiam a ela.

Luís Alves: era frio e fechado não contado seus sentimentos e vontades a ninguém, era calculista esperava o momento certo para dar uma cartada. Era amigo de Estevão e vizinho de Guiomar. Ele se decide por Guiomar mas apenas quando tem certeza que não vai ser descartado.Os dois se casam.



Embora nitidamente romântico, A Mão e a Luva é um romance sóbrio. Seu ponto alto são as personagens femininas: Guiomar pela complexidade de seu caráter, Mrs. Oswald pela astúcia e verossimilhança.

O romance gira em torno de um caso complicado - mas de solução simples e previsível - de namoro dentro dos mais rigorosos esquemas burgueses.

O nome do livro se dá devido ao casamento de Guiomar e Luís Alves que se encaixam como uma mão dentro de uma luva, sendo um feito especialmente para o outro.

 

MM - MMXIII © Algo Sobre Vestibular, Enem e Concurso
Quem somos | Feed | Cadastre-se | Anunciar | Release | Termos do Uso
Você está sendo registrado com suas credenciais do Facebook.