A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) abriu hoje (21/10), as inscrições para o processo seletivo Enem-Unicamp 2020. Pressione TAB e depois F para ouvir o conteúdo principal desta tela. Para pular essa leitura pressione TAB e depois F. Para pausar a leitura pressione D (primeira tecla à esquerda do F), para continuar pressione G (primeira tecla à direita do F). Para ir ao menu principal pressione a tecla J e depois F. Pressione F para ouvir essa instrução novamente.
Título do artigo:

Estão abertas as inscrições para a modalidade de ingresso ENEM-Unicamp 2020

223

por:

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) abriu hoje (21/10), as inscrições para o processo seletivo Enem-Unicamp 2020. As inscrições poderão ser feitas, exclusivamente pela página eletrônica da Comvest (www.comvest.unicamp.br), das 9 horas do dia 21/10 às 17 horas do dia 21/11. Os interessados precisam preencher um formulário eletrônico e recolher o valor da taxa de inscrição. Candidatos inscritos no Vestibular Unicamp 2020 com isenção da taxa têm isenção para o processo Enem-Unicamp. Para os demais, a taxa será de 30 reais ou de 15 reais, no caso daqueles que também efetuaram a inscrição no Vestibular Unicamp 2020. O Edital com as regras do processo está disponível na página da Comvest na internet.

São oferecidas 639 vagas pelo processo Enem-Unicamp, destinadas a três segmentos de inscrição: 50% das vagas para candidatos que tenham cursado integralmente o ensino médio em escola pública (ou que tenham obtido a certificação do ensino médio pelo Enem até o ano de 2016 ou exames oficiais); 25% das vagas para candidatos autodeclarados pretos e pardos;  e 25% das vagas para candidatos que tenham cursado integralmente o ensino médio em escola pública e sejam autodeclarados pretos, pardos ou indígenas. A lista de cursos e vagas está disponível na página da Comvest. É possível fazer até duas opções de curso nessa modalidade. Os candidatos poderão utilizar as notas do Enem 2019 e 2018.

b_200_133_16777215_01_images_stories_noticias_instituicoes_unicamp.jpg

Assim como no Vestibular Unicamp, para ter direito às cotas por critério étnico-racial, os estudantes autodeclarados pretos ou pardos deverão possuir traços fenotípicos que os caracterizem como negro, de cor preta ou parda. Caso aprovados, eles deverão assinar e entregar uma declaração no ato da matrícula, de acordo com o Edital. Os optantes pelas vagas indígenas também deverão apresentar a declaração.

Candidatos que tenham concluído algum curso de graduação ou pós-graduação em instituição pública (federal, estadual ou municipal) não poderão concorrer nessa modalidade.

Múltiplas Inscrições

Os interessados poderão se inscrever concomitantemente em mais de um dos sistemas de seleção da Unicamp para 2020 (Vestibular Unicamp, modalidade Enem-Unicamp, Vestibular Indígena, modalidade Vagas Olímpicas). Na época das chamadas, caso um candidato tenha sido convocado para matrícula em um mesmo cursona mesma chamada, no Vestibular 2020 e no Enem-Unicamp, a vaga a ser preenchida será a do vestibular. Caso um candidato tenha sido convocado para matricula em cursos diferentes, na mesma chamada, no Vestibular 2020 e no Enem-Unicamp, o candidato fará opção, no momento da matrícula. Ao efetivar a sua matrícula em um dos sistemas, o candidato será excluído, automaticamente, da lista de classificação dos demais sistemas de ingresso. Caso esteja inscrito no mesmo curso, seja convocado em qualquer sistema e não realize sua matrícula, terá seu nome excluído das chamadas em outros sistemas.

Provas

As provas do Enem são de responsabilidade do Instituto Nacional de Ensino e Pesquisa Anísio Teixeira (INEP), vinculado ao Ministério da Educação. A Unicamp vai considerar as notas das provas de Redação, Matemática, Linguagens e Códigos, Ciências da Natureza e Ciências Humanas informadas pelo INEP. 

Convocação

Haverá até cinco chamadas para matrícula, seguindo o mesmo calendário de matrículas do Vestibular Unicamp 2020. A matrícula será realizada em duas etapas: as três primeiras virtuais (na página da Comvest) e a partir da quarta chamada, de forma presencial, na unidade sede do curso.