Militar e sertanista brasileiro (1670-?). Conhecido como o introdutor do cultivo do café no Brasil. Nasce em Belém do Pará e, em ... Pressione TAB e depois F para ouvir o conteúdo principal desta tela. Para pular essa leitura pressione TAB e depois F. Para pausar a leitura pressione D (primeira tecla à esquerda do F), para continuar pressione G (primeira tecla à direita do F). Para ir ao menu principal pressione a tecla J e depois F. Pressione F para ouvir essa instrução novamente.
Título do artigo:

Francisco de Melo Palheta

97

por:

Militar e sertanista brasileiro (1670-?). Conhecido como o introdutor do cultivo do café no Brasil. Nasce em Belém do Pará e, em 1727, é enviado à Guiana Francesa pelo governador do estado do Maranhão e Grão-Pará, João Maia da Gama, com duas incumbências.

 A primeira, de caráter diplomático, é exigir o cumprimento do Tratado de Utrecht, pelo qual se fixa no rio Oiapoque a fronteira entre as duas colônias, que estaria sendo ignorada pelo governador francês da Guiana, Claude d''Orvilliers.

Francisco de Melo Palheta A segunda tarefa é obter clandestinamente mudas de café, cultivado nas Guianas desde 1719, e trazê-las para plantio no Pará. Palheta cumpre as duas missões. Apesar da proibição formal do governo francês de venda do café ao Brasil, chega com sementes e várias mudas da planta.

As plantações espalham-se rapidamente pelo território nacional. O próprio Francisco de Melo Palheta dispõe de um cafezal no Pará, com mais de mil pés, para o qual pede ao governo cem casais de escravos. Não se conhece o local nem o ano de sua morte.