Inicio seta Biografias seta Molière

Molière


Avaliação: 5/5 (0 Voto)
:
Dramaturgo francês (15/1/1622-17/1/1673). Pseudônimo de Jean-Baptiste Poquelin, considerado o mais talentoso escritor de peças de teatro da comédia francesa. Nasce em Paris, em família rica, e tem educação privilegiada. Estuda no Colégio Jesuíta de Clermont e se interessa cedo por literatura e filosofia.

Em 1643 começa a fazer teatro com a família de atores de uma jovem por quem se apaixona. Atua como ator, diretor e autor no Grupo L''Illustre Théâtre, que se apresenta em Paris e pelo interior da França. De volta à capital, em 1658, participa de apresentações no Louvre e faz sucesso com o público jovem e com o rei Luís XIV ao satirizar no palco alguns de seus adversários religiosos.

Moli√®reCritica a hipocrisia e as convenções sociais repressoras, a crendice dos beatos e a presunção do médico, do fidalgo e do burguês. Trata da natureza humana em suas comédias, revelando o lado cômico e melancólico de suas atitudes e crenças. De 1660 até a morte, ocorrida em Paris, escreve 28 peças, numa média de duas por ano.

Entre elas estão obras-primas como Escola de Mulheres (1662), Tartufo (1664), O Avarento (1668), O Burguês Fidalgo (1670) e O Doente Imaginário (1673).


 

MM - MMXIII © Algo Sobre Vestibular, Enem e Concurso
Quem somos | Feed | Cadastre-se | Anunciar | Release | Termos do Uso
Você está sendo registrado com suas credenciais do Facebook.