Engenheiro russo (12/1/1906-14/1/1966). Responsável pelos projetos espaciais da União Soviética (URSS) até os anos 50. Nas... Pressione TAB e depois F para ouvir o conteúdo principal desta tela. Para pular essa leitura pressione TAB e depois F. Para pausar a leitura pressione D (primeira tecla à esquerda do F), para continuar pressione G (primeira tecla à direita do F). Para ir ao menu principal pressione a tecla J e depois F. Pressione F para ouvir essa instrução novamente.
Título do artigo:

Serguei Pavlovich Korolev

97

por:

Engenheiro russo (12/1/1906-14/1/1966). Responsável pelos projetos espaciais da União Soviética (URSS) até os anos 50. Nascido em Jitomir, na Ucrânia, começa a se interessar pela astronáutica ainda jovem, pela leitura dos livros do cientista Konstantin Tsiolkovsky, pesquisador de aerodinâmica, e pelo desenvolvimento de foguetes espaciais.

Estuda engenharia aeronáutica em Moscou, onde é aluno de projetistas de foguetes importantes, como Andrey Tupolev. É um dos criadores do Grupo de Estudos sobre Propulsão por Reação, que em 1933 lança o primeiro foguete experimental soviético movido a combustível líquido.

Serguei Pavlovich KorolevO desinteresse pela política e a não-filiação ao Partido Comunista lhe trazem problemas com as autoridades soviéticas anos depois. Chega a ser preso durante a II Guerra Mundial (1939-1945), mas, recolhido a uma prisão especial, continua trabalhando em seus projetos. Nos anos 50 desenvolve seu primeiro foguete-lançador, o Vostok, e trabalha no projeto do Sputnik, primeiro satélite artificial a entrar na órbita da Terra, em 1957.

O resultado de suas pesquisas também permitem à URSS construir seu primeiro míssil balístico intercontinental. Por causa da importância de seu trabalho para o programa espacial da URSS, tem a identidade preservada como segredo de Estado pelo governo soviético até sua morte, em 1966. É enterrado com honras no Kremlin.