Indicação de circunstâncias

Indicação de circunstâncias - relações de sentido - área semântica

(leitura baseada na obra do prof. Othon M.Garcia, Comunicação em Prosa Moderna)

Chama-se circunstância a condição particular que acompanha um fato. Um grupo de palavras pertence a mesma área semântica, quando elas, num determinado contexto, têm em comum um traço semântico que as aproxime.

Vou relacionar a área semântica de algumas circunstâncias, como de causa, consequência, fim, conclusão, já que essa área, através das relações de sentido, é bastante cobrada nos concursos e nas provas discursivas.

Circunstância de CAUSA

O processo mais comum de expressarmos as circunstâncias de causa é nos servirmos de conjunções adverbiais ou palavras que significam causa:

  • substantivos: motivo, razão, explicação, fundamento, desculpa e outros.
  • conjunções (e locuções): porque, visto que, pois, por isso que, já que, uma vez que, porquanto, na medida em que, como, etc.
  • preposições(e locuções): por, por causa de, em vista de, em virtude de, devida a, em consequência de, por motivo de, por razões de, à mingua de, por falta de, etc.

Circunstância de CONSEQuÊNCIA, FIM, CONCLUSÃO.

Se o fato determinante de outro é a sua causa, esse outro é a sua consequência. A consequência desejada é o fim (propósito, obstáculo), Verifiquem os exemplos seguintes:

  • Causa: Os motoristas fizeram greve porque desejavam aumento de salário.
  • Fim: Os motoristas fizeram greve para conseguir aumento de salário.
  • Consequência: Os motoristas fizeram tantas greves que conseguiram aumento de salário.

Atenção: Em sentido inverso, partindo-se da consequência, chega-se à causa. Observe:

Causa: Os motoristas conseguiram aumento de salário, porque fizeram greve.

Vocabulário semântico de consequência, fim e conclusão.

  1. FIM, PROPÓSITO, INTENÇÃO

  • substantivos: projeto,objetivo, finalidade, meta, pretensão, etc.
  • partículas e locuções:com o propósito de, com a intenção de, com o fito de, com o intuito de, de propósito,intencionalmente - além das preposições para, a fim de, e as conjunções afim de que, para que.
  1. CONSEQuÊNCIA, RESULTADO, CONCLUSÃO

  • substantivos: efeito, sequência, produto, decorrência, fruto, reflexo, desfecho, desenlace, etc.
  • partículas e locuções: pois, por isso, por consequência, consequentemente, logo, então, por causa disso, em virtude disso, devido a isso, em vista disso, visto isso, à conta disso, como resultado, em conclusão, em suma, em resumo, enfim

Modelos de questão

(AFC-STN/2005) Aponte a opção que identifica corretamente os fins e os meios a que se refere o autor do trecho abaixo,no cenário de futuro que ele antevê.

Em futuro não muito distante os cientistas poderão, por meio da engenharia genética, alterar genes nas células-tronco responsáveis por inúmeras doenças, e reimplantá-las no organismo, alterando o curso de doenças graves e intratáveis (doença de Parkinson, doença de Alzheimer, esclerose múltipla, diabetes e inúmeras outras doenças metabólicas), isto sem falar no câncer e nos defeitos congênitos. As questões éticas envolvidas nestas pesquisas são enormes. Cabe perguntar, antes de tudo, se os fins justificam os meios.

(Sérgio Abramof, "Ética e ciência", Jornal do Brasil, 19/03/2005)

a) Fins: cura de doenças intratáveis e incuráveis

Meios: questionamento das questões éticas envolvidas nas pesquisas de engenharia genética.

b) Fins: alterar os genes que causam doenças.

Meios: alívio do sofrimento humano.

c) Fins: manipulação de embriões humanos armazenados em clínicas de fertilização

Meios: alterar o curso de doenças incuráveis

d) Fins: clonagem de órgão humanos

Meios: substituir órgãos doentes por órgãos clonados sadios.

e) Fins: alívio do sofrimento humano

Meios: alterar genes nas células-tronco responsáveis por doenças e reimplantá-las no organismo.

Gabarito E

DICAS: caríssimos, essa questão pode ser resolvida tranquilamente, apenas entendendo o sentido de meios (forma utilizada) e de fim (objetivo).

A única possível dentre as alternativas propostas é a letra E. Justificativa: qual o meio utilizado : "alterar genes nas células-tronco responsáveis por doenças e reimplantá-las no organismo." Com que finalidade( quais os fins) "alívio do sofrimento humano"

(GEFAZ - MG - 2005) A questão seguinte tem por base o texto abaixo.

Para reduzir a distância do fosso que separa ricos e pobres tanto na capital quanto no país será preciso anos e anos de crescimento contínuo da economia e um amplo programa de educação e de geração de empregos nas periferias das grandes cidades. Se isso não acontecer, a tendência é de as diferenças sociais agravarem ainda mais a violência que já assola o país. Mas não adianta só crescimento econômico se as taxas de juros não caírem. É que a riqueza decorre da transferência de renda dos mais pobres, que pagam juros quando tomam empréstimo ou compram a prazo, para os mais ricos, que têm dinheiro de sobra para aplicar no mercado financeiro.

(Juro piora desigualdade. Correio Braziliense, 27 de março de 2005, com adaptações)

 Assinale a relação de causa e consequência que encontra fundamento na argumentação do texto.

a) CAUSA - crescimento contínuo da economia pela aplicação de sobra de dinheiro.

CONSEQuÊNCIA - geração de empregos nas periferias das grandes cidades.

b) CAUSA - crescimento contínuo da economia, programa de educação e geração de emprego nas periferias das grandes cidades.

CONSEQuÊNCIA - redução do fosso que separa ricos e pobres.

c) CAUSA - violência na periferia das grandes cidades.

CONSEQuÊNCIA - agravamento das diferenças sociais econômicas.

d) CAUSA - crescimento econômico

CONSEQuÊNCIA - queda das taxas de juros.

e) CAUSA - transferência de renda dos mais pobres, que pagam juros pelas compras a prazo para os mais ricos.

CONSEQuÊNCIA - sobra de dinheiro, com aumento de juros para as aplicações no mercado financeiro.

Gabarito: B

DICAS:  caríssimos, para resolver essa questão é necessária a leitura do texto, destacando as informações básicas a fim de conhecer a postura do autor. Em seguida, observar o que constitui causa de uma fato (por quê?, qual o motivo) e a consequência do fato (o que acontece em razão disso?). Pensando assim, conseguirão, em segundos, descobrir a resposta certa. Vejamos:   

Na alternativa B, ocorre exatamente essa relação:

b) CAUSA - crescimento contínuo da economia, programa de educação e geração de emprego nas periferias das grandes cidades.( o motivo, a razão)

CONSEQuÊNCIA - redução do fosso que separa ricos e pobres.(resultado, desfecho)

ATENÇÃO PARA ESTE TIPO DE QUESTÃO

(TRF-2005/2006) No texto abaixo, foram inseridos erros no que respeita ao emprego da norma gramatical padrão. Para eliminá-los do trecho, foram propostas seis alterações. Analise-as e responda ao que se pede.

O ministro da Controladoria Geral da União, Waldir Pires, escreveu uma longa carta a Oded Grajew, na qual reconhece que o Brasil ainda carece de ações preventivas no combate à corrupção. Diante de uma máquina estatal pouco transparente e que reage as tentativas de publicidade das suas ações, o País surpreende-se com os casos de corrupção, e só os descobre quando já são esquemas consolidados e milionários.

Waldir Pires afirma que vem mudando essa realidade. Criou o Portal da Transparência e o sistema de auditoria por sorteio, estabeleceu convênio para troca de informações com o Ministério Público, articulou-se com a Polícia Federal em diversas operações que a PF realizou nos últimos anos.

A carta do ministro para Oded, tornada pública, gerou uma segunda carta, dessa vez do presidente da União nacional dos Analistas e Técnicos de Finanças e Controle (Unacon), Fernando Antunes, que reconhece o desejo real da CGU de tornar o Estado brasileiro mais transparente. Consequentemente admite a existência de uma queda-de-braço entre setores do governo. Nem a todos interessa a publicidade dos atos governamentais.

(Adaptado de Rudolfo Lago, Correio Braziliense,24/10/2005)

Alterações propostas:

I - Usar o acento grave para indicar a ocorrência de crase na expressão " reage as tentativas" (l.6)
II - Alterar a configuração morfossintática do final do primeiro parágrafo para : só descobrindo-os quando já são esquemas consolidados e milionários.
III- Desenvolver a oração reduzida das linhas 17 e 18 na seguinte oração adverbial: quando se tornou pública.
IV - Substituir "Consequentemente (l.23) por Mas.
V - Reescrever a última oração do terceiro parágrafo assim: Não são todos que se interessam pela publicidade dos atos governamentais.

Indique a opção que relaciona apenas as alterações necessárias para eliminar os erros gramaticais do texto

a) I, IV e V
b) I,II,III e IV
c) I e IV
d) II e IV
e) III, IV e V

DICAS: caríssimos, pretendo chamar a atenção para determinadas palavras no comando das questões ou mesmo nas propostas para análise.

CUIDADO COM AS PALAVRAS : ERROS - ALTERAÇÕES PROPOSTAS PARA CORRIGI-LOS / SUBSTITUIÇÃO NECESSÁRIA PARA A CORREÇÃO DO PERÍODO / PODE / DEVE / É OBRIGATÓRIO / É POSSÍVEL / EXCETO,

Comentários da questão

*Proposta I - o verbo reagir é VTI, pede preposição e artigo , uma vez que seu complemento está flexionado no plural. Deve-se usar o acento grave de crase "reage às tentativas".

Proposta II - ao analisar o período integral, percebe-se que ocorre paralelismo sintático, portanto não é possível flexionar o verbo no gerúndio (descobrindo) uma vez que o verbo anterior está no presente (surpreende), ambos têm o mesmo elemento referencial o País, portanto, há quebra do paralelismo. Além disso, ocorre um erro de colocação pronominal; deveria ser usado a próclise, já que há palavra atrativa (advérbio - ). Observem:

"...o País surpreende-se com os casos de corrupção, e só os descobre..."

Proposta III - não há necessidade de desenvolver a oração reduzida - tornada necessária - tendo em vista que ela está correta.

Proposta IV - a substituição de "consequentemente" por mas é obrigatória, já que a sequência do texto estabelece relação de adversidade, não de consequência. Para se chegar a essa conclusão deve-se ler o texto com muita atenção.

Proposta V - a proposição de alterar a última oração pela opção dada, muda o teor, sentido do texto, senão vejamos: Não são todos que se interessam... não tem o mesmo sentido de "Nem a todos interessa..." muda totalmente o sentido do período.

GABARITO: C

Obs.: no comando da questão está dito que

"foram inseridos erros no que respeita ao emprego da norma gramatical padrão. Para eliminá-los do trecho, foram propostas seis alterações.  Houve falha no enunciado, pois foram propostas cinco alterações.

Outra questão perigosa

(AFC-CGU-2006) Assinale a substituição necessária para que o texto fique gramaticalmente correto.

O estudo da FGV atribuiu a queda da pobreza ao crescimento econômico do país e listou fatores como estabilidade da inflação, reajuste do salário mínimo, recuperação do mercado de trabalho, aumento da geração de empregos formais e, ainda, o aumento da presença do Estado na economia, com uma maior transferência de renda para a sociedade. O aumento da taxa de escolarização da população tem sido fundamental para a redução da desigualdade entre ricos e pobres. E há uma nova geração de programas sociais que está fazendo a sociedade brasileira enxergar que é preciso dar mais à quem tem menos, e entre os exemplos estão o Programa Bolsa-Família e o Programa de Aposentadoria Rural. A cobertura desses dois programas alcança os bolsões de pobreza das zonas mais distantes dos grandes centros, reduzindo bastante a miséria no país.

(Trecho adaptado de Em Questão , Subsecretaria de Comunicação Institucional da Secretaria-Geral da Presidência da República, n.379, Brasília, 30/11/2005)

a) "a queda" (l.1) por à queda
b) " como" (l.2) por tais como
c) "o aumento" (l.7 e 8) por a ampliação
d) "tem sido" (l.8 e 9) por vem sendo
e) "à quem" (l.12) por a quem

Comentários:

na alternat. A) "a queda" é complemento verbal-OD, sem peposição, sem crase.
na altern. B) não há necessidade de acrescentar "tais" o texto está correto.
na altern. C) "o aumento" é similar a a ampliação, não há necessidade de mudança.
na altern D) "tem sido" e vem sendo estão corretos, não há necessidade de alterar
na altern E) "à quem" nunca aceita o acento indicativo de crase. Obrigatoriamente há que se alterar, portanto essa justifica o comando da questão "Assinale a substituição necessária para que o texto fique gramaticalmente correto."


Últimas Notícias

IBGE prevê cerca de 1,5 mil vagas em concurso ainda em 2014

IBGE prevê cerca de 1,5 mil vagas em concurso ainda em 2014

Quinta, 14/08/14
O IBGE espera autorização do governo federal para realizar um concurso público, ... mais »
UFPB divulga edital oferecendo 16 vagas para docentes em João Pessoa

UFPB divulga edital oferecendo 16 vagas para docentes em João Pessoa

Quinta, 14/08/14
Os candidatos que desejarem realizar sua inscrição devem procurar a secretaria d... mais »
Ministério do Planejamento autoriza concurso com mais de 100 vagas para o INPI

Ministério do Planejamento autoriza concurso com mais de 100 vagas para o INPI

Quinta, 14/08/14
As 140 vagas à serem preenchidas são para os cargos de Pesquisador em Propriedad... mais »

Publique seu artigo

Utilize o espaço que o Algo Sobre disponibiliza para você professor, jornalista ou estudante divulgar seu trabalho com publicações no site.

Enviar agora