Inicio seta História seta Civilização Fenícia

Civilização Fenícia

Avaliação: 4.8 / 5 (6 votos)

1600 AC

Os fenícios são um povo de origem semita da costa setentrional do mar Vermelho (atual Líbano). Por volta do ano 1000 a.C., cidades-estados instauram a Fenícia como federação, sob a hegemonia de Tiro. Colonizam o sul da península Itálica, parte da Sicília, litoral sul da península Ibérica e norte da África, onde fundam Cartago em 814 a.C. A partir de 800 a.C., a Fenícia faz parte, sucessivamente, do Império Babilônico, do Persa e do Macedônico. Com a queda de Tiro, em 332 a.C., a hegemonia passa para Cartago, que enfrenta os romanos nas Guerras Púnicas. Cartago é derrotada em 146 a.C.

A principal atividade econômica dos fenícios é o comércio marítimo. Realizam grande intercâmbio com as cidades gregas e egípcias e as tribos litorâneas da África e da península Ibérica, no Mediterrâneo. Possuem uma poderosa classe de comerciantes ricos e utilizam o trabalho escravo. A base da organização política são os clãs familiares, detentores da riqueza e do poder militar. Cada cidade-estado é governada por um rei, indicado pelas famílias mais poderosas. Desenvolvem técnicas de navegação e de fabricação de barco, vidro, tecido e artesanato metalúrgico. Criam também um alfabeto, posteriormente adotado com modificações pelos gregos e a partir do qual é instituído o alfabeto latino. Sua religião é politeísta, com cultos e sacrifícios humanos.

Alfabeto Fenício

Possivelmente tendo sido o predecessor de outros sistemas alfabéticos surgidos em várias localidades dos continentes europeu, africano e asiático, um dos primeiros sistemas de alfabeto fonético foi aquele desenvolvido pelos fenícios. Com o desenvolvimento das atividades comerciais por este povo, tornou-se mais e mais necessário o desenvolvimento de um sistema que possibilitasse a comunicação em linguagem escrita, e tal desenvolvimento deve ter tido origem por volta de 1700 a.C.

 

Ruínas do Templo de baco, na antiga cidade de Baalbek, no Líbano, considerada patrimônio da humanidade. Por estar num zona estratégica do Oriente Médio, a região é dominada por várias civilização ao longo de sua história. Atualmente, o Líbano é ocupado por tropas sírias e israelenses.

 

MM - MMXIII © Algo Sobre Vestibular, Enem e Concurso
Quem somos | Feed | Cadastre-se | Anunciar | Release | Termos do Uso
Você está sendo registrado com suas credenciais do Facebook.