Inicio seta História seta Fatores Responsáveis pela Decadência da Feudalismo

Fatores Responsáveis pela Decadência da Feudalismo

Avaliação: 3.5 / 5 (12 votos)

A fome, a guerra e a peste

A partir do início do século XIV, uma profunda crise anunciou o final da época medieval. Fome, pestes, guerras e rebeliões de servos atingiram a essência do sistema feudal.
Ao final do século XV, as monarquias nacionais estavam consolidadas, a nobreza enfraquecida e as obrigações feudais contestadas pelas constantes rebeliões de servos.

"Dado que uma grande parte do povo, e especialmente dos trabalhadores e servidores, morreu ultimamente da peste, e muitos, vendo as necessidades dos senhores e a grande escassez de serviçais, não querem servir sem receber salários excessivos, preferindo outros mendiga no ócio a ganhar a vida pelo seu trabalho; nós, considerando os graves incômodos que podem sobrevir especialmente a falta de lavradores de tais trabalhadores, depois de ter deliberado e tratado com o seu conselho unânime, ordenávamos: Que cada homem e mulher do nosso reino da Inglaterra, de qualquer condição que seja, livre ou servo, apto de corpo e com menos de 60 anos, que não viva do comércio nem exerça qualquer ofício, nem possua de próprio com que possa viver, nem terra própria em cujo cultivo se posso ocupar, nem sirva qualquer outros, se for convocado para trabalhar num serviço que lhe seja adequado, considerada a sua condição, será obrigado a servir aquele que assim o convoca; e levara apenas o soldo, pagamento, remuneração ou salário que era costume serem dados no lugar onde era obrigado a servir no vigésimo ano do nosso reinado em Inglaterra (isto é, em 1347), ou nos cinco dos seis anos comuns anteriores... E se qualquer homem ou mulher, sendo assim convocado para servir, não o fizer... Será imediatamente presto"

Freitas, Gustavo de 900 textos e documentos de História.
Lisboa, Plátano, 1977. V.I, p.179

O texto acima é do Estatuto Inglês dos Trabalhadores, decretado em 1351, na Inglaterra, pelo rei Eduardo III. Ele revela a escassez de mão-de-obra que assolou a Europa no século XIVV e a reação da nobreza diante dessa situação. A escassez de trabalhadores foi um dos aspectos da chama crise do século XIV".
A partir do século XI, transformações econômico-sociais foram dando novas feições à Europa medieval. O sistema feudal conviveu com o Renascimento Comercial, o Renascimento Urbano e o aparecimento de uma nova classe social, a burguesia. Essas transformações ocorreram de forma ininterrupta, atingindo seu ponto culminante no século XIII. O sistema feudal parecia assimilar as inovações surgidas no campo econômico, político e social. No entanto, com o início do século XIV, uma profunda crise precipitou a derrocada do mundo medieval. Esse século foi chamado por alguns historiadores de "Outono da Idade Média".

A crise do sistema feudal: crise agrícola, estagnação do comércio, fome, pestes, guerras e rebeliões

Agravaram-se as contradições entre o campo e a cidade. A produção agrícola não respondia às exigências das cidades em crescimento. Nos séculos XI, XII e primeira metade do século XIII, a utilização de novas terras e as inovações técnicas permitiram uma ampliação da produção. Na última década do século XIII já não restavam terras por ocupar, e as utilizadas estavam cansadas, gerando uma baixa produtividade. As inovações técnicas anteriores já não respondiam às novas necessidades. Além disso, a substituição do trabalho assalariado ocorria muito lentamente.
Por outro lado, a atividade comercial se estagnou devido, principalmente, à falta de moedas e à insuficiência de mercados. As minas  de outro e prata haviam se esgotado na Europa. O mercado consumidor europeu se mostrava estreito para um comércio em expansão.
Com a insuficiente produção agrícola e a estagnação do comércio, a fome se alastrou pela Europa. A desnutrição e as más condições de higiene propiciaram a ocorrência de sucessivos surtos epidêmicos, dos quais o mais desastroso foi a chamada peste Negra, entre 1347 e 1350.
Paralelamente à fome e à peste, a sociedade feudal do século XIV conheceu um grande número de guerras e revoltas. A mais importante delas foi a Guerra dos Cem Anos, entre França e Inglaterra.
Pro fim, um fator fundamental para a quebra das estruturas do sistema feudal foi a longa série de rebeliões dos servos contra os senhores feudais. Ainda que momentaneamente derrotados, os levantes dos servos foram tornando inviável a manutenção das relações de servidão. A partir do século XIV, com mais rapidez em algumas regiões e menor em outras, as obrigações feudais foram se extinguindo.

A Grande Fome (1315-1317) e a Peste Negra (1347-1350)

Entre as constantes catástrofes que assolaram a Europa no século XIV, estão a Grande Fome e a Peste Negra. O período de fome de 1315 a 1317 parece ter sido, proporcionalmente, o de maior consequência na história da Europa. Trinta anos mais tarde. um surto epidêmico de rara extensão espalhou-se pelo continente.


 

MM - MMXIII © Algo Sobre Vestibular, Enem e Concurso
Quem somos | Feed | Cadastre-se | Anunciar | Release | Termos do Uso
Você está sendo registrado com suas credenciais do Facebook.